Banca de DEFESA: SILVIA HELENA DE SÁ LEITÃO MORAIS FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIA HELENA DE SÁ LEITÃO MORAIS FREIRE
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II

A CULTURA ESCOLAR NO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS EM ASSÚ/RN (1927-1947)

História da educação. Instituição educacionais confessionais. Cultura Escolar.

proposta deste estudo é a análise da história do Colégio Nossa Senhora das Vitórias em Assú, Rio Grande do Norte, desde sua fundação em 09 de março de 1927, estendendo-se até 1947, período que registra as duas primeiras décadas de seu funcionamento. O objetivo é compreender, como se constituiu a cultura escolar de tal instituição ao longo dos seus vintes primeiros anos de existência. Para tanto, são analisados documentos da instituição em destaque, relatórios anuais, atas, jornais e livros da época, norteando-se pelos estudos de Certeau (2001), Frago (1995), Magalhães (2005) e Julia (2001). Considerando a discussão sobre uma instituição de ensino, a cultura escolar emerge como categoria central de análise, a qual norteou a escolha das categorias específicas do estudo: As primeiras diretoras e professoras, As Festas Escolares e Normas e disciplina escolar. O Colégio Nossa Senhora das Vitórias foi idealizado em 1922 pela Igreja Católica local e intelectuais da época, que desejavam uma educação para meninas com bases nos preceitos católicos. A instalação do Colégio representou para a cidade de Assú, um marco relevante por ser uma instituição destinada inicialmente à educação feminina, com o objetivo de inserir as meninas na cultura letrada, cívica e doméstica, conforme os preceitos da época para sua formação. Para assumir a responsabilidade para do seu funcionamento ficou a cargo da Congregação das Filhas do Amor Divino, vinda de Viena/Áustria. Evidenciamos que a cultura escolar produzida no interior do Colégio constituiu-se peça vital para o trabalho de evangelização e para atender aos anseios da elite e da Igreja Católica. Com propósitos formativos que vislumbravam a formação de boas mães, educadoras exemplares e futuras servidoras da pátria. A reconstituição da identidade histórica dessa instituição traz uma contribuição para a configuração da história da educação escolar norte-rio-grandense.

Interna - 2482088 - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
Externa à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Externa à Instituição - LUCIENE CHAVES DE AQUINO - UFPB