Banca de DEFESA: ANA PAULA DE ARAÚJO TAVARES

DISCENTE : ANA PAULA DE ARAÚJO TAVARES
DATA : 25/02/2019
LOCAL: Multimeios 01

POLÍTICA DE PERMANÊNCIA E FOMENTO À FORMAÇÃO DOCENTE: O Pibid nos cursos de licenciaturas na UFRN (2009 a 2018)

Formação docente. Permanência. Pibid.

O presente trabalho tem por objetivo analisar como configura-se a política de permanência e de formação de professores adotadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como referência o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid nos cursos de licenciatura da UFRN. Para sua realização, foram utilizadas como procedimentos técnicos a análise documental, revisão bibliográfica, análise de série histórica e tabulação de dados quantitativos. A análise documental proporcionou conhecimentos acerca das diretrizes nacionais e internacionais para o ensino superior brasileiro, com foco nas políticas de formação docente e de permanência; a revisão bibliográfica permitiu o aprofundamento dos conhecimentos referentes à temática; a análise de série histórica permitiu o reconhecimento da realidade em suas diferentes particularidades, nos permitindo verificar a implementação e a abrangência do Pibid na universidade, os reflexos do Programa para a formação docente e as produções realizadas pelos licenciandos dos subprojetos. Os estudos indicam que, diante da demanda de uma melhor qualificação exercida de forma preferencial nos cursos de ensino superior, o Brasil precisou adaptar-se a essa necessidade integrando um maior número de indivíduos a esse nível de ensino, não garantindo apenas o acesso, mas a permanência dos estudantes nos cursos de graduação, sobretudo nos cursos de licenciatura. Isso porque o público ingressante nesses cursos são em sua maioria alunos oriundos da classe social baixa. Ademais, a formação de professores no país é marcada por dificuldades referentes à valorização e incentivo à carreira, demandando políticas de permanência para a formação docente. Dessa forma, o Pibid tem se configurado como um importante programa de permanência de valorização e incentivo ao magistério, por fomentar a iniciação à docência aos alunos dos cursos de licenciatura, viabilizando a inserção do graduando no cotidiano escolar, visando, além de contribuir com sua formação, contribuir consequentemente com a qualidade da educação básica pública brasileira. No que se refere à realidade da UFRN, podemos inferir que o Programa contribuiu com a permanência dos estudantes não somente por meio de bolsas remuneradas, como também pelo incentivo à carreira do magistério por meio da reafirmação docente.

Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO