Banca de DEFESA: CHRISTOMYSLLEY ROMEIRO DA SILVA

DISCENTE : CHRISTOMYSLLEY ROMEIRO DA SILVA
DATA : 19/02/2019
LOCAL: Multimeios 01

AS RELAÇÕES DE PODER NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CAICÓ/RN

Relações de poder. Gestão pública; Gestão democrática escolar; Conselho escolar.

O processo de democratização da gestão escolar é defendido enquanto condição de melhoria na qualidade das escolas públicas brasileiras. Com respaldo na legislação brasileira, um dos instrumentos desse processo é o conselho escolar, compreendido como instância colegiada, constituído por intermédio da participação da comunidade escolar e local. Nesse sentido, este trabalho objetivou analisar as relações de poder no processo de implementação dos conselhos escolares na rede pública municipal de ensino de Caicó/RN. Partindo de uma revisão de literatura, a fundamentação teórico￾metodológica baseou-se em autores que discutem as relações de poder, a gestão pública, gestão escolar pública e os conselhos escolares numa perspectiva crítico-dialética, dentre os quais: Poulantzas (2000), Bourdieu (2004), Guedes (2002), Marques (2012), Paro (2006), Peroni (2010), Silva (2009), Werle (2003). Procurou-se entender as relações de poder configuradas nos diversos modelos de gestão e suas implicações na implementação da organização colegiada nas instituições públicas de ensino. A matriz teórico￾metodológico fundamentou-se por meio da revisão de literatura, análise documental, entrevistas semiestruturada, com quatro integrantes do processo de implementação dos conselhos na rede. Constatou-se que as relações de poder configuradas no processo são marcadas pelas mudanças ocorridas na gestão pública, nacional e local, ao longo dos anos, instituindo contradições entre o modelo patrimonial, devido a rotatividade de colaboradores e servidores por critérios pessoais da administração local, a gestão burocrática, pautada pela impessoalidade, formalidade e na legalidade, a matriz gerencial, imbuída pela lógica de mercado, pautada pela eficiência, eficácia e responsabilização e a gestão democrática, subsidiada pelos movimentos sociais e aparatos legais nacional e local. De um modo geral, evidenciou-seque o conselho escolar encontra dificuldades de se consolidar como instrumento de democratização da gestão escolar devido a permanência dasrelações de poder centralizadas e verticais, que obstaculizam a consolidação da matriz democrática. Conclui-se que o conselho escolar ainda possui muitos desafios a serem superados e que se faz necessário propiciar mecanismos de mobilização, pois, acredita-se que é possível tornar os sujeitos mais atuantes na luta por uma educação mais justa e igualitária para todos, com vistas a transformação da própria sociedade.

Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES