Banca de DEFESA: ROBERTO RIBEIRO DA SILVA

DISCENTE : ROBERTO RIBEIRO DA SILVA
DATA : 07/02/2019
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II - UFRN

A FILOSOFIA NEGADA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: AS IMPLICAÇÕES DA LEI Nº 13.415/17 ÀS FUTURAS GERAÇÕES.

Educação; Reforma Educacional; Ensino da Filosofia; Hannah Arendt

O presente trabalho tem por tema o Ensino da Filosofia, analisa as intermitências históricas dos conteúdos filosóficos no ensino médio brasileiro e as implicações da lei nº 13.415/17 às futuras gerações a partir da reflexão político-filosófica de Hannah Arendt aplicada a educação. Alicerçado metodologicamente na análise bibliográfica das obras  principais de Arendt que traz à tona conceitos como: natalidade, mundo comum, pluralidade, cidadania, alteridade, estabelece-se um encontro com vários pensadores do campo educacional para a discursão de elementos fundamentais à reflexão sobre a educação frente a atual reforma educacional ao retirar a obrigatoriedade da Filosofia como disciplina. Na perspectiva do pensamento arendtiano intenta ampliar a discursão acerca da Filosofia na escola, sem seu auxilio a educação das gerações futuras, dos ‘novos’ que chegam ao mundo pela natalidade. Como resultado concluímos que a atual reforma educacional reedita a história de intermitência no Ensino da Filosofia na educação brasileira, comprometendo a formação cidadã dos jovens escolarizados.

Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - ANTONIO JÚLIO GARCIA FREIRE - UERN
Externo ao Programa - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN