Banca de DEFESA: PAULA LORENA CAVALCANTE ALBANO DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA LORENA CAVALCANTE ALBANO DA CRUZ
DATA : 14/12/2018
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II - UFRN

DA SUNTUOSIDADE À FUNICONALIDADE: GRUPO ESCOLAR BARÃO DE MIPIBU (1909-1971)

Grupos Escolares; Imaginário; História da educação; Rio Grande do Norte.

A seguinte tese tem por objeto de estudo a instituição escolar, Grupo Escolar Barão de Mipibu, que se encontra na cidade de São José de Mipibu, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo, compreender as mudanças ocorridas no imaginário social acerca dos grupos escolares durante a existência desse sistema de ensino. O recorte temporal abarca a instituição no período de 1909 a 1971, ou seja, a partir do Decreto de criação nº. 204 de 12 de agosto de 1909 até a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, que extinguiu os grupos escolares no Brasil, substituindo-os pelas escolas de ensino de Primeiro Grau. A escolha pelo trabalho ocorreu pela importância do tema para a História da Educação nacional e local, bem como pela relevância da instituição estudada, que tem colaborado com o ensino norte-rio-grandense desde o período imperial, pois a fundação do prédio é do ano de 1880. A pesquisa aconteceu através de dois vieses, a saber: a documental e bibliográfica. Na primeira, embasada por estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no século XX. A pesquisa documental, foi realizada a partir de documentos legislativos acerca da educação nacional e local, de documentos de cunho pedagógico e administrativo do Grupo Escolar Barão de Mipibu, bem como através de fotografias da instituição, entrevistas e de textos de origem memorialista. A partir das fontes selecionadas, escolheu-se três elementos do cotidiano escolar para se realizar a análise: o espaço escolar, as práticas festivas e os órgãos de fiscalização escolar. A tese se encontra alicerçada nos estudos da História Cultural e da Educação, tendo por embasamento teórico a História do Imaginário (LE GOFF, 1994;2004) e Práticas Escolares (JULIA, 2001). Foi escolhido. Ao final da pesquisa foi possível compreender que as mudanças ocorridas no imaginário social acerca dos grupos escolares brasileiros se caracterizaram pela passagem da imagem da escola como algo monumental e imponente para uma escola funcional. Isso repercutiu no Grupo Escolar Barão de Mipibu, fazendo-o passar por modificações, através das práticas e políticas educacionais que foram desenvolvidas na instituição.

Externo ao Programa - 2310142 - AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
Externo à Instituição - FRANCINAIDE DE LIMA SILVA NASCIMENTO - IFRN