Banca de DEFESA: VALDILENE HIPÓLITO RAMALHO

DISCENTE : VALDILENE HIPÓLITO RAMALHO
DATA : 30/10/2018
LOCAL: Auditório 01 - Nepsa II

A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CULTURA DA ESCOLA: AÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL - NATAL/RN

Educação em Direitos Humanos. Cultura da escola. Cotidiano escolar.

A presente pesquisa sistematiza os estudos, reflexões e investigações acerca da temática da Educação em Direitos Humanos e a cultura da escola. Como questão norteadora busco compreender: quais são os sentidos atribuídos por profissionais da educação, de uma escola da Rede Municipal de Natal, à Educação em Direitos Humanos? Pressuponho, inicialmente, que o desconhecimento de princípios e diretrizes da Educação em Direitos Humanos bloqueia a construção de ações com potencial de mudanças à uma cultura em Direitos Humanos na escola. Diante disto, objetivo ao longo desta pesquisa compreender os sentidos atribuídos por profissionais da Educação Básica acerca de suas ações e práticas pedagógicas na cultura da escola e sua relação com a Educação em Direitos Humanos, bem como, identificar bloqueios e potenciais de mudanças à construção de uma cultura em Direitos Humanos na escola. Para isso, utilizo a metodologia da entrevista compreensiva de Kaufmann (2013); Silva (2006), através da qual defino como unidade de referência as falas de cinco professoras que atuam em diferentes funções dentro da escola. Ao fazerem referência às suas ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola demonstram uma certa dificuldade ao tentar estabelecer a relação dessas – ações e práticas pedagógicas –, com a Educação em Direitos Humanos. Contudo, para além das definições contidas nos documentos oficiais ou trazidas por muitos autores conhecedores da temática, é possível constatar que há uma compreensão acerca dos Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos na prática, aplicado ao cotidiano da escola e à sua cultura. Esse estudo aponta para existência de lacunas em diversas instâncias da formação dessas professoras, tanto na inicial quanto na continuada, o que revela a necessidade de uma reformulação e reposicionamento dos currículos, inclusive das escolas. Aponta ainda para a necessidade de uma articulação mais equilibrada entre os conhecimentos produzidos pelas universidades e os saberes desenvolvidos pelos professores em seu cotidiano, no que tange à temática da Educação em Direitos Humanos.

Presidente - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA