Banca de DEFESA: BRUNA COSTA NERES

DISCENTE : BRUNA COSTA NERES
DATA : 31/10/2018
LOCAL: Auditório 01 - Nepsa II

CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE NATAL

Educação em Direitos Humanos – Cultura na Escola - Experiências Formativas

Nesta pesquisa, elegemos como objeto de estudo a relação entre a educação e a construção da cultura em direitos humanos na escola. Partimos do pressuposto de que ser uma escola pública comprometida com a educação em direitos humanos resulta de um conjunto de experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos que atuam na instituição. Temos, assim, o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por professoras de uma escola pública, considerada referência em aprendizagem, acerca do desenvolvimento da cultura de educação em direitos humanos na escola. Delimitamos a pesquisa para a relação entre as práticas e concepções de professoras de uma escola da rede municipal de educação da cidade do Natal, acerca da educação na perspectiva dos direitos humanos. Consideramos importante estudar as práticas docentes para a construção de uma cultura de educação em direitos humanos na escola pública, devido à urgência em se formar sujeitos de direitos, empoderados e cientes da realidade em que estão inseridos, capazes de participar de todos os processos sociais que se estabelecem nos espaços em que é participe. Para tanto, como aporte metodológico, utilizamos como unidade principal de referência as entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva, aliadas as interações proporcionadas pela metodologia do Estudo de Caso. Com base nas falas e nas observações da prática, desvelamos que, apesar de uma escola pública ser considerada de referência em aprendizagem, esse fato, apenas por si mesmo, não a classifica como uma escola comprometida com a Educação em Direitos Humanos, tendo em vista que aspectos como desconhecimentos acerca dos documentos norteadores da EDH, pré-conceitos formados acerca da problemática, diferenças entre o falar e o fazer docente, causados sobretudo pela falta de embasamento e formação docente se colocam como obstáculos ao desenvolvimento da cultura de educação em direitos humanos na escola. A mudança apresenta-se a partir de atitudes que considerem as práticas escolares cotidianas como momentos de reflexão e ação sobre os direitos humanos, passando a produzir uma formação em/para os diretos humanos que faça sentidos a todos. Essa pesquisa evidencia que a cultura em direitos humanos na escola é um dos caminhos para uma sociedade melhor preparada as demandas sociais contemporâneas e se mostra como possibilidade para a criação da cultura do respeito, tolerância e paz a partir da formação de sujeitos capazes de tornarem-se autores de suas próprias histórias.

Externo à Instituição - ADELAIDE ALVES DIAS - UFPB
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Presidente - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA