Banca de DEFESA: FRANCIMARA MARCOLINO DA SILVA

DATA : 31/08/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

ENTRE ATOS, RATOS E RISADAS: LEITURA E ESCRITA DE FABULOSOS ARGUMENTOS

fábulas; argumentação escrita; leitura literária; comentário.

O estudo investiga a argumentação escrita por aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental mediante os processos de leitura e releitura de fábulas, bem como a produção escrita de comentários. Entendemos que a leitura literária mobiliza a argumentação e que as fábulas se apresentam como um gênero privilegiado, considerando a sua estrutura composicional e função comunicativa. Defendemos a tese de que a leitura das fábulas, tratando-se de um texto com lições de ordem moral e social, suscita nos sujeitos reflexões sobre a realidade, conduzindo-os a expressarem suas opiniões fundamentadas em diferentes tipos de argumentos. O estudo é de natureza qualitativa, com a prática de procedimentos de intervenção, em uma escola pública do município de Goianinha – RN, numa turma do 5° ano do Ensino Fundamental, com 22 alunos, na faixa etária entre 9 e 15 anos de idade. No curso da investigação de campo, foram realizadas 4 sessões de leitura, seguidas pela produção de comentários a partir de pergunta encaminhada pela professora-pesquisadora e de 4 sessões de releitura, seguidas de comentários a partir da análise e reflexão das produções desenvolvidas nas sessões de leitura. Especificamente, nas sessões de releitura, os sujeitos assumiram a condição de comentarista da opinião expressa pelos seus colegas. Como registro de dados, foi adotada a gravação em áudio e vídeo. Foram lidas e relidas as seguintes fábulas de Monteiro Lobato (2015): A assembleia dos ratos; O burro juiz; O reformador do mundo; e O rato da cidade e o rato do campo. As sessões de leitura e releitura foram desenvolvidas conforme a metodologia de andaimagem, produzida por Graves e Graves (1995). O corpus de dados é constituído pelos comentários escritos, elaborados nas sessões de leitura e releitura e pelas transcrições das sessões. A análise é respaldada nos estudos de Amarilha (2012; 2013), Fontana (2005), Zilberman (2003; 2010), Eco (1996; 2014), Bloom (2010), Yunes (2003) e Compagnon (2009), quanto à leitura e literatura; Leal e Morais (2006), Freitas (2005), Damásio (2012), Faria (2004) e, principalmente, Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Banks-Leite (2011), quanto à argumentação escrita; Mackay (2001), quanto à formulação de perguntas; e Koche, Boff e Marinello (2017), quanto à produção de comentários, dentre outros. A análise aponta que os sujeitos conseguem desenvolver argumentação escrita após a leitura/releitura de fábulas, aparecendo de forma predominante os argumentos dos tipos quase-lógicos e baseados na estrutura do real. Assim, chama a atenção para a continuidade do estudo em termos da investigação das condições de emergência de argumentos fundantes da estrutura do real. Ressaltamos a importância da leitura desse gênero em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, enquanto motivador do desenvolvimento de argumentação escrita, inclusive, formando os estudantes enquanto leitores de literatura. Evidenciamos finalmente, a importância da formação do mediador de literatura para que atenda as necessidades da interface entre leitura literária e argumentação escrita.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Presidente - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS