Banca de DEFESA: DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÂMARES SALDANHA TOSCANO DE SOUZA GOMES
DATA : 29/08/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II
TÍTULO:

POLÍTICAS ESCOLARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NAS DIFERENTES ÁREAS: CURRÍCULO, GÊNERO DISCURSIVO E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO


PALAVRAS-CHAVES:

Produção textual. Gêneros do discurso. Projeto Político-Pedagógico. Currículo.


PÁGINAS: 277
RESUMO:

É cada vez mais crescente a preocupação sobre como as crianças desenvolvem a escrita e como esta aprendizagem tem contribuído para a formação de um aluno capaz de usar socialmente os diversos gêneros discursivos. Sendo assim, os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) consistem em uma fonte de análise importante para observarmos como as escolas e, de modo geral, o sistema de ensino, constróem, em seu discurso oficial, as políticas escolares com ênfase na relação linguagem e ensino, de modo a atender a aprendizagem da produção textual no espaço escolar. Nesse sentido, o objetivo principal dessa pesquisa consiste em identificar, nos Projetos Político-Pedagógicos, os parâmetros orientadores relativos à produção de textos nos diferentes componentes curriculares. Assim, partiremos das seguintes questões de pesquisa: Quais os principais documentos legais regulamentadores e orientadores relativos à produção textual (leis, programas e marcos nacionais)? O que explicitam os Projetos Político-Pedagógicos das escolas sobre o a produção textual nas diferentes áreas? Quais referências os PPP fazem às políticas nacionais e municipais (Proposta Curricular de Parnamirim/RN)? Para a pesquisa, nos baseamos em Antunes (2003), Bakhtin (1998; 2011), Koch (2006), Leite (2014), Leite e Barbosa (2014), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Marcuschi (2008; 2011), Meurer e Roth (2002), Sacristán (2000), Schnewly e Dolz (2011), Veiga e Resende (2006), Weber (2003), Lankshear e Knobel (2008), Therrien e Therrien (2004), Romanowsky e Ens (2006), Flick (2009), Severino (2007), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros; realizamos um levantamento junto aos Bancos oficiais de divulgação da produção científica das instituições de ensino superior; e analisamos qualitativamente trinta e cinco Projetos Político-Pedagógicos de escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Parnamirim/RN (datados de 2001 a 2017/2018), o que corresponde a 76% do total de escolas de Ensino Fundamental desse sistema. Em seguida, fizemos a triangulação dos dados, a partir da Proposta Curricular do município de Parnamirim/RN – “Currículos e qualidade social na Educação Básica: construindo coletivamente” (2008) – e dos documentos, programas e marcos regulamentadores oficiais nacionais. Os dados obtidos indicam que, para os PPP: i. a produção de textos é central no processo de aprendizagem e de avaliação nas diferentes áreas de conhecimento; ii. há um empenho em situar as políticas escolares para a produção textual dentro dos quadros teórico-metodológicos da produção científica atual, como também das políticas públicas nacionais; iii. as políticas escolares para a produção textual são, de forma geral, direcionadas à produção de textos como forma de registro das aprendizagens e conteúdos, estando à serviço de uma abordagem mais disciplinar, em detrimento da formação do aluno como produtor de gêneros. Assim, estimamos que esta pesquisa contribua, portanto, para as políticas escolares, de modo a permitir avanços em todos os processos que demandam os PPP (elaboração, perspectivas teórica, abordagem das políticas nacionais, implementação, dentre outros) e, em particular, para a abordagem da produção de texto no processo de ensino e na avaliação, como um dos eixos articuladores do currículo, como prática interdisciplinar de ensino e como vivência efetivamente social na mediação da linguagem com o mundo. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DEBORA AMORIM GOMES DA COSTA MACIEL - UPE
Externo ao Programa - 047.613.914-72 - MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA - UFRN
Externo ao Programa - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Presidente - 2507717 - TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
Externo à Instituição - TELMA FERRAZ LEAL - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/08/2018 16:48
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