Banca de DEFESA: MARIA STELLA GALVAO SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA STELLA GALVAO SANTOS
DATA : 28/08/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

GRANDE MÍDIA E AS DISPUTAS PELA LEGITIMAÇÃO DO DISCURSO SOBRE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA DURANTE A GREVE DE 2015

Análise Crítica do Discurso. Campo Jornalístico. Poder Simbólico. Grande Mídia. Greve nas Universidades.

A pesquisa desenvolvida em torno do tema “Grande imprensa e as disputas pela legitimação do discurso sobre a universidade brasileira durante a greve de 2015” articula-se com base em questionamentos relacionados à interação entre dois campos de tensão: o educacional e o midiático. Seu objetivo central foi o de analisar a produção discursiva da grande mídia sobre a universidade pública brasileira, a partir das notícias veiculadas durante a greve de docentes e servidores dessas instituições, no ano de 2015, com a finalidade de desvelar as estratégias de veiculação de pontos de vista sobre a universidade e o movimento paredista. Estas posições são representativas dos interesses de diferentes grupos sociais que constroem uma hegemonia discursiva no âmbito das disputas de sentidos produzidas no cenário e período estudados. O referencial teórico adotado se baseia, por um lado, na Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, notadamente no conceito de poder simbólico e nas produções do autor que discutem o jornalismo por seu teor homogeneizante de campos sociais, e por produzir mecanismos de construção seletiva de opiniões e representações sobre a realidade social. Os conceitos de campo social e de habitus presentes na obra de Bourdieu foram utilizados de forma a aclarar aspectos estruturais da dinâmica do campo jornalístico na sociedade brasileira e sua relação com os campos acadêmico, econômico e político. Por outro lado, também compõe o quadro teórico autores como van Dijk, Fairclough e Fowler, os quais, na mesma linha crítica de Bourdieu, embora com formulações diferenciadas, ajudam a esclarecer e expor os mecanismos entranhados na prática noticiosa que permitiram aos meios veicular um sentido hegemônico sobre a universidade no contexto sócio-político-econômico no qual eclodiu a greve de 2015. Integraram, portanto, a análise e interpretação dos dados, alguns conceitos chaves da teoria da comunicação como gatekeeping, agenda-setting e „valores notícia‟, estreitamente vinculados à seleção dos acontecimentos e aos critérios de relevância para a noticiabilidade dos fatos. A metodologia adotada tomou por base os pressupostos da Análise Crítica do Discurso, ferramenta conceitual e pragmática desenvolvida pelos autores citados, a qual permitiu identificar, entre os meses de maio a outubro de 2015, tanto as estratégias de produção da notícia, quanto de construção dos discursos que emergiram da cobertura de três perióditocos selecionados (Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense) e de um portal de notícias (G1, do Grupo Globo). Os resultados revelam não apenas os filtros que impregnam o processo de produção da notícia, como os relatos rarefeitos sobre o movimento, a cobertura limitada à superficialidade dos fatos ou a prioridade de veiculação no descenso do movimento, mas também as diferentes estratégicas discursivas apoiadas, por exemplo, na manipulação de títulos que destoam do teor da notícia ou na seleção de entrevistados cujas declarações buscaram legitimar uma dada visão sobre o movimento pesquisado e o ensino superior público no país.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Externo à Instituição - GIUSEPPE TOSI - UFPB
Externo à Instituição - MARCILIA LUZIA GOMES DA COSTA MENDES - UERN