Banca de DEFESA: ESTRELA PEREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ESTRELA PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 21/08/2018
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

A MEDIAÇÃO DO LIVRO ILUSTRADO DE LITERATURA INFANTIL: VER, PENSAR E FAZER ARTES VISUAIS NA ESCOLA

livro ilustrado de literatura infantil, artes visuais, linguagem visual, educação.

estudo investiga o potencial pedagógico do Livro Ilustrado de Literatura Infantil (LILI) no processo de ensino aprendizagem das artes visuais em ambiente escolar. Sua relevância consiste em pesquisar os recursos expressivos dos LILIs e compreender como mediar seu uso em sala de aula, como forma de contribuir para o desenvolvimento da linguagem visual, tanto em suas formas comunicativas, expressivas, quanto perceptivas. Além disso, buscou-se trabalhar a formação de leitores por meio da ampliação do repertório estético dos sujeitos. O presente estudo se reconhece como uma atividade sistemática de caráter qualitativo, realizada para a compreensão dos fenômenos pedagógicos e a transformação qualitativa de práticas educacionais aplicadas, direcionada aos mediadores de literatura infantil (e.g., professores, pais, bibliotecários). Ressalta-se a importância da ampliação perceptiva e da formação do olhar do mediador de LILI como base para a prática de leitura de imagem em sala de aula. O percurso para alcançar os objetivos aqui propostos incluíram a análise formal das ilustrações e dos elementos editoriais presentes em seis LILIs distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), associado à seis intervenções pedagógicas (uma para cada LILI), seguida da análise das produções artísticas dos sujeitos após a intervenção. As sessões de campo ocorreram na escola de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Núcleo de Educação da Infância (NEI/Cap). A turma de 1º ano matutino do ensino fundamental que participou da pesquisa era composta por 21 sujeitos na faixa etária entre 6 e 7 anos. Os instrumentos utilizados nas sessões para a aquisição de dados foram: gravação de áudio/vídeo, diário de campo e fotografia. Cada intervenção pedagógica foi marcada por três etapas: leitura guiada (verbal e visual), produção artística e apreciação das obras produzidas pelos sujeitos. As sessões de leitura foram desenvolvidas conforme os moldes da metodologia de scaffolding (Andaimagem) descritos por Graves e Graves (1995) e a metodologia de leitura de imagem Image watching descrita por Ott (2013). Como aporte teórico metodológico para o desenvolvimento do estudo e desenho desta pesquisa os seguintes autores foram utilizados: Amarilha (2002; 2013), Arheim (2005), Barbosa (1982; 2002), Dondis (1997), Iavelberg (2006; 2012), Nikolajeva e Scott (2011), Ostrower (1987), Van der Linden (2011), Vygotsky (2003) e Zilberman (2005). Em conjunto, nossos resultados sugerem que os LILIs merecem um olhar mais atento quanto as suas potencialidades didáticas na mediação de conhecimentos pertinentes às linguagens (verbal e visual). Especificamente, as intervenções pedagógicas mostraram-se como uma atividade lúdica, coletiva, capaz de enriquecer o repertório visual e artístico (teórico e prático) ao ampliar os conceitos formais, procedimentais e poéticos sobre a linguagem visual, diversificando os recursos expressivos dos sujeitos.

Interno - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Interno - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externo à Instituição - MARCIA TAVARES SILVA - UFCG
Presidente - 107.909.261-72 - MARLY AMARILHA - UFRN