A FORMAÇÃO DO HOMEM E DO CIDADÃO NO "EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO" DE J-J. ROUSSEAU
Formação do Homem, Formação do Cidadão, Rousseau, Filosofia da Educação.
O presente trabalho tem como tema o projeto de formação do homem e do cidadão na obra “Emílio ou Da Educação” de Jean-Jacques Rousseau. Publicada no ano de 1762 representa, ainda hoje, importante marco para os estudos em educação, filosofia e política. Nosso principal objetivo foi o de tentar remontar o projeto de formação do homem e do cidadão, de modo a estabelecer uma unidade, pois não tendo Rousseau deixado clara a articulação entre essas dimensões, cabe ao leitor “construí-la, com a ajuda dos indícios que pode encontrar e dos quais nenhum deles é decisivo” (Starobinski, 2011, p. 47). Para tanto, utilizamos como fonte de pesquisa grande parte dos textos que constituem a obra de Rousseau, bem como da bibliografia produzida pelos principais intérpretes que se dedicaram ao tema. Como resultado, foi identificado que há uma unidade no projeto de formação do homem e do cidadão e que,
para isso, foi necessário remontar os elementos que Rousseau entendia como essenciais da
natureza humana.