Banca de DEFESA: LUCELIA DA SILVA FELICIANO

DISCENTE : LUCELIA DA SILVA FELICIANO
DATA : 27/02/2018
LOCAL: Auditório do Bloco da Aulas do CE

HISTÓRIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA ESTADUAL POTIGUASSU: RAÍZES E RAMIFICAÇÕES DA LEI 10.639/2003

Currículo, Ensino de História, relações étnico-raciais, práticas pedagógicas e etnografia.

A educação é o meio pelo qual é possível desenvolver ações que resultem no respeito á diversidade, resgatando valores essenciais para a vida em sociedade, pois é a partir dela que o ser humano se (re)constrói e evolui. A pesquisa de mestrado intitulada: História e relações étnico-raciais na Escola Estadual Potiguassu: raízes e ramificações da Lei 10.639/2003 tem como objetivo analisar as orientações curriculares que sustentam a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, lei que determina a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, na escola Estadual Potiguassu, além de buscar compreender como é efetivada a relação interativa entre currículo e práticas pedagógicas na educação para as relações étnico-raciais. Nossa pesquisa seguiu os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, orientada pela metodologia etnográfica. Nossa motivação foi originada pela busca em vislumbrar através das lentes do sujeito da pesquisa, como percebem, reconhecem, compreendem e representam seu universo, em especial, como conduzem as relações étnico-raciais no universo educativo. Realizamos pesquisa bibliográfica e documental. A metodologia utilizada nos possibilitou compreender e interpretar, a partir da integração ao ambiente de pesquisa, as concepções e formas de atuar e ver-se no mundo do sujeito pesquisado. Diante das análises percebemos a necessidade da Escola em fomentar o entrelace entre currículo e práticas pedagógicas na promoção de uma educação baseada na igualdade ético-racial no espaço escolar, elegendo o ensino de História como base sustentável para sua implementação. E dessa forma, estabelecer relações dialéticas na (re)construção de pensamentos e a (re)estruturação de atitudes para as relações étnico-raciais nas instituições de ensino baseada na cultura antirracista, livre de preconceitos e conceitos estereotipados sobre a população de origem africana, pontuando as reais influências do povo africano na constituição da sociedade brasileira. Consideramos que a formação do educando na sua integralidade como um ser multicultural, perpassa pela correspondência entre o currículo proposto e a prática pedagógica significativa, que por sua vez, está intrinsecamente ligada a concepção de educação defendida pelo professor.

Interno - 1149576 - ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
Presidente - 2482088 - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO