Banca de DEFESA: LUIZ ARTHUR NUNES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ ARTHUR NUNES DA SILVA
DATA : 27/02/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala Multimeios II
TÍTULO:

NO CAMINHO DOS PÉS E DAS MÃOS: A EXPERIÊNCIA DO CORPO COMO FENÔMENO EDUCATIVO NO TAEKWONDO


PALAVRAS-CHAVES:

Taekwondo. Experiência do corpo. Fenômeno educativo. Fenomenologia. Merleau-Ponty.


PÁGINAS: 197
RESUMO:

Esta tese apresenta a experiência do corpo como fenômeno educativo no Taekwondo. Essa argumentação/hipótese considera a educação como parte integrante do sensível, privilegiando a relação que ocorre por meio da intercorporeidade e que se revela no corpo próprio, com o corpo do outro e com o mundo. A pesquisa teve como objetivo compreender como ocorre a experiência do corpo no Taekwondo a partir da experiência vivida e da técnica do corpo, bem como, revelar como essa experiência do corpo inaugura o fenômeno educativo, mediante o envolvimento que ocorre na intercorporeidade. A metodologia pauta-se na atitude fenomenológica do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, por meio da qual realizamos diálogos e discussões nesse universo de significações que se expressão no corpo. Trouxemos ainda como aliado à fenomenologia, o cinema-verdade descrito por Edgar Morin e Jean Rouch, no intuito de dar o tratamento necessário para a construção imagética do nosso corpus de análise, constituído por filmagens de entrevistas, aulas e autoconfrontações, a partir da captura e da leitura dos registros de Mestres do Taekwondo. Logo, oferecemos voz e escuta para os relatos para assim desvelar o acontecimento do fenômeno educativo dentro de sua prática. O interesse aqui é pensar como esses ensinamentos milenares, tradicionais, são perpassados ao longo dos anos e como isso se dá a partir da relação entre professor e aluno, entre Mestre e Discípulo, a partir dessa educação sensível que envolve a expressão do corpo, a intercorporeidade, as técnicas do corpo, e os desdobramentos dessas reflexões para a educação. Nesse processo educa-se a si mesmo e ao outro por meio da técnica, mas também pela filosofia de vida, exemplos, valores, vindos da experiência e afetos compartilhados. Trata-se de uma educação fenomenológica configurada no corpo da experiência vivida.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 057.871.164-88 - AVELINO ALDO DE LIMA NETO - IFRN
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Externo ao Programa - 1551552 - MARIA ISABEL BRANDAO DE SOUZA MENDES
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA - UFMA
Presidente - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Externo à Instituição - WAGNER WEY MOREIRA - UFTM
Notícia cadastrada em: 21/02/2018 10:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao