Banca de DEFESA: MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
DATA : 26/02/2018
LOCAL: Sala Multimeios II

O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Escola de Tempo Integral; Educação Física; Prática Pedagógica; Multirreferencialidade.

O presente estudo tem como objetivo geral identificar o (não) lugar da Educação Física na escola de tempo integral no Brasil. Para tanto, traçamos os seguintes objetivos específicos: a) relatar as primeiras experiências de escolas de tempo integral no Brasil; b) verificar a organização da Educação Física nessas experiências; c) apresentar a organização da prática pedagógica da educação Física na escola de tempo integral a partir de um olhar multirreferencial. Partindo do contexto histórico da escola de tempo integral no Brasil e da Educação Física como prática pedagógica que tem sido concebida de várias maneiras durante a história, tratamos do reconhecimento da Educação Física como prática pedagógica na realidade da escola de tempo integral sustentada por múltiplas referências. Diante disso, este trabalho buscará defender a seguinte tese: a Educação Física esteve presente nas escolas de tempo integral do Brasil por perspectivas unirreferenciais, mas para o atual contexto educacional se faz necessário um olhar multirreferencial para organizar sua prática pedagógica. A escolha da multirreferencialidade como base teórica se dá devido à necessidade de um olhar múltiplo na atual sociedade globalizada em que está constantemente implicada. Diante dessa realidade, a multirreferencialidade se apresenta como uma perspectiva viável para fundamentar a análise em torno dos fenômenos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, sendo caracterizado como de caso único incorporado. A Educação Física na escola de tempo integral no Brasil foi o fenômeno definido como caso; como unidades de análise foram definidas as experiências das escolas Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro (CECR), o Centro Integrado de Educação Popular (CIEP) como referências na história de escola de tempo integral no país, e o Colégio Marie Jost como experiência mais atual de escola de tempo integral no estado do Rio Grande do Norte (RN). Utilizamos como fonte de evidência a bibliografia para um levantamento histórico das duas primeiras experiências e observação direta, e a entrevista, realizada junto aos professores de Educação Física, para a descrição da terceira. Diante do discutido e investigado neste trabalho, pensamos que a Educação Física na escola de tempo integral requer superar determinados paradigmas em torno de perspectivas unirreferenciais, atuando diretamente em práticas pedagógicas que estejam coerentes com os projetos das escolas que visualizam na ampliação do tempo como possibilidade de ofertar uma educação integral.

Externo ao Programa - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Externo ao Programa - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO