Banca de DEFESA: EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVANILSON GURGEL DE CARVALHO FILHO
DATA : 22/02/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Multimeios II
TÍTULO:

'MINHA VIDA DARIA UM FILME?': Geografias de vida em territórios de corpos, gêneros e sexualidades


PALAVRAS-CHAVES:

corpos-gêneros-sexualidades; formação de professores de Ciências; pesquisas (auto)biográficas; cartografia.


PÁGINAS: 209
RESUMO:

O presente trabalho está vinculado às pesquisas (auto)biográficas em uma perspectiva pós-crítica e toma por objeto as conexões entre corpos, gêneros e sexualidades na formação inicial de professores/as de Ciências. A questão de pesquisa que mobilizou a minha escrita foi: “Quais as imagens que professores/as de Ciências em formação possuem sobre corpos, gêneros e sexualidades?”. Para respondê-la, formulei como objetivo analisar as imagens de futuros/as professores/as de Ciências quanto a corpos, gêneros e sexualidades através de suas histórias de vida. Operando metodologicamente com elementos da cartografia, conecto a trinca corpos-gêneros-sexualidades com as histórias de vida dos/as futuros/as professores/a de Ciências por meio do currículo do cinema. Os resultados desta pesquisa se mostraram múltiplos e multifacetados, não se restringindo à análise das narrativas dos/as professores/as, mas incluindo também: a composição de um modo fictífico-cienticional de experimentar com a vida, inspirado em obras de ficção-científica e no meu encontro com o método cartográfico elaborado por Deleuze e Guattari; a criação de personagens conceituais (O Feiticeiro, A Grande Dama e O Grande Escritor); e o esboço de um mapa de geografias de vida, noção que passa a compreender as nossas memórias como territórios a serem explorados e que intenta relativizar o caráter potencialmente testamentário dos relatos de quem se autobiografa. Quanto aos resultados das narrativas dos/as professores/as em formação, pude inferir o que as imagens evocadas por eles/as podem propiciar em termos de suas futuras práticas pedagógicas quanto à referida trinca. Assim, para além dos flagrantes de normatizações nas vozes de alguns desses sujeitos, pude apanhar possibilidades de acolhimento a essa trinca e às linhas de fuga irrompendo nas geografias de vida cartografadas. Concluo que há falhas nas imagens dos/as futuros/as professores/as de Ciências, seja em corpos, gêneros e/ou sexualidades, mas que esses sujeitos acionam o currículo do cinema de forma que as luzes da sétima arte atravessam as rachaduras dos currículos de formação de professores/as e dos seus discursos. Quanto à possibilidade de suas vidas serem passíveis de uma escrita roteirizada, tais sujeitos, ao responderem se suas vidas dariam um filme, demonstraram ser possível trazer para as pesquisas (auto)biográficas a possibilidade de reconfigurar o vivido por meio de uma estética que aproxime nossas memórias às obras de arte, borrando as fronteiras entre a realidade e a ficção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 057.871.164-88 - AVELINO ALDO DE LIMA NETO - IFRN
Externo à Instituição - JEANE FÉLIX DA SILVA - UFPB
Interno - 7346845 - MARIA DA CONCEICAO FERRER BOTELHO SGADARI PASSEGGI
Presidente - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Externo à Instituição - MARLUCY ALVES PARAISO - UFMG
Notícia cadastrada em: 20/02/2018 15:25
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