Banca de DEFESA: ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO

DISCENTE : ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO
DATA : 31/07/2017
LOCAL: Multimeios II

AUDIODESCRIÇÃO E MEDIAÇÃO TEATRAL: O PROCESSO DE ACESSIBILIDADE DO ESPETÁCULO DE JANELAS E LUAS

Audiodescrição. Deficiência visual. Acessibilidade. Mediação teatral.

O presente trabalho objetiva desenvolver, a partir da audiodescrição (AD), estratégias de mediação teatral para o espetáculo De Janelas e Luas, considerando a fruição, em contexto escolar, de alunos com e sem deficiência visual. A metodologia tem por base os princípios da abordagem qualitativa em educação, tendo como referência a pesquisa intervenção, ancorada, principalmente, nas premissas bakhtinianas de dialogia e alteridade, assumindo  dois contextos de investigação. No primeiro contexto, denominado de ensaio exploratório, foi realizado a acessibilidade do espetáculo De Janelas e Luas, que compreende AD e exploração tátil dos elementos de cena, no auditório do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). O segundo contexto, consiste em uma sala de aula do segundo ano do Ensino Médio, com educandos com e sem deficiência visual, em uma escola da rede estadual da cidade de Natal/RN. Nesse ambiente, o processo diz respeito à mediação teatral por meio de uma oficina, com encontros antes e depois da apresentação do espetáculo com AD, com exercícios de desmontagem (DESGRANGES, 2011), e exploração tátil. Se o teatro se constitui como a arte do encontro, a AD, como tradução intersemiótica, consiste em uma força mediadora que amplia a comunhão cênica, no aqui e no agora da manifestação teatral. Os resultados da análise apontam que, nesse caso, a expansão do encontro, por meio das oficinas e da exploração tátil, contribui expressivamente, para a leitura do espetáculo De Janelas e Luas por parte de jovens com e sem deficiência visual, em um contexto escolar.

Externo à Instituição - FLÁVIO AUGUSTO DESGRANGES DE CARVALHO - UDESC
Presidente - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Externo à Instituição - JOSE ALBIO MOREIRA DE SALES - UECE
Interno - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES