Banca de DEFESA: CLÉVIA SUYENE CUNHA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLÉVIA SUYENE CUNHA DE CARVALHO
DATA : 27/07/2017
LOCAL: Auditório 01 do NEPSA II

A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO: A CLASSIFICAÇÃO COMO UM SABER PROFISSIONAL

Ensino de ciências. Formação e profissionalização docente. Necessidades formativas. Ensino de Ciências. Conteúdos procedimentais. Habilidades. Procedimentos lógicos.

O presente estudo, intitulado A formação docente para ao ensino de ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização: a classificação como um saber profissional teve como objetivo investigar como se configuram as necessidades formativas de professores para ensinar Ciências da Natureza nos anos iniciais de escolarização, a fim de oferecer subsídios para uma proposta de formação continuada. O estudo questiona como se configuram as necessidades formativas dessa parcela do magistério da Educação Básica e se nela os procedimentos lógicos são evidenciados. Este propósito científico está comprometido com uma perspectiva de educação para a formação humana em que a docência tem um protagonismo fundante, o que nos leva a admitir que a profissionalização do trabalho docente seja um caminho estratégico para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, portanto, da formação das crianças matriculadas nos anos inicias do ensino fundamental. O trabalho assume a perspectiva da educação em ciências como alfabetização científica, cujos pressupostos estão de acordo com a perspectiva teórico-metodológica adotada para o estudo, organizada sob o tripé: a psicologia histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e o paradigma da profissionalização docente. A investigação realizada segue a abordagem da pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica, que faz uso da combinação de dados qualitativos e quantitativos. Desenvolveu-se no âmbito da rede municipal de ensino de João Pessoa, Paraíba, abrangendo 14 escolas e 66 professores atuantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Utilizou-se como principal ferramenta de coleta de dados o questionário, que combinava perguntas abertas e fechadas. O estudo revelou que as professoras identificam e reconhecem necessidades formativas para ensinar Ciências da Natureza, pontuam sobre a ausência de formação continuada que aborde essa área do conhecimento escolar, considerada por elas importante para a vida das crianças numa perspectiva de cidadania. Revelam interesse em se qualifica para esse tipo de ensino em face das fragilidades por elas anunciadas sobre a formação inicial e a quase inexistência de iniciativas de formações continuadas na rede voltadas especificamente ao campo das ciências. Há por parte das professoras um esforço pessoal para se qualificarem por meio de cursos de pós-graduação, o que sinaliza indícios mobilizadores da profissionalização docente pela via do esforço individual. As professoras trazem à tona que as suas práticas têm impulsionado a construção de saberes docentes que se localizam como saberes da prática e deixam explícito que, no âmbito dos saberes profissionais, há uma lacuna preocupante relacionada às dimensões do conteúdo escolar, não sendo os procedimentos identificados como um dos âmbitosde destes conteúdos, além dos conceituais. Há uma fragilidade substancial no reconhecimento dos conteúdos procedimentais pertinentes às Ciências da Natureza, incluso a habilidade de classificação. Conclui-se pela ausência de uma política de formação continuada para o ensino de Ciências, na rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. Mediante os achados do estudo, apresentamos um conjunto de recomendações para a estruturação de uma proposta de formação continuada para professores do 1º ao 5º ano com foco específico nas Ciências da Natureza, como forma de atender às necessidades formativas explicitadas por essa categoria profissional, com vistas ao fortalecimento de sua identidade profissional e a profissionalização do ensino para a educação em ciências.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ - UFPB
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO