Banca de DEFESA: BENEDITO SILVANO FREIRE

DATA : 28/07/2017
LOCAL: Sala de Multimeios II

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projeto Político Pedagógico, Planejamento, Organização escolar, Formação Docente.

Foi a partir dos avanços impulsionados pelas reformas educacionais, típicas das demandas da sociedade, que surgiram ideias para a teorização do Projeto Político Pedagógico, (P.P.P.), uma inovação educacional que veio se sobrepor às ideias centralizadoras da educação como uma política pública. A partir de então, as escolas ganham “autonomia” para desenvolver seus planejamentos de forma descentralizada e organizar o ensino com a participação coletiva dos agentes da educação e da comunidade escolar. Por ser um documento inovador, ele proporciona o interesse de vários estudiosos, que elaboraram conceitos e teorias que passaram a dar suporte teórico para inúmeras pesquisas e pesquisadores. Nessa perspectiva, este estudo buscou a fundamentação teórica em: Veiga (2010), Gadotti (2000), Vasconcelos, (2002), Padilha (2000) e Medel (2012). Apoiado nos autores citados, o estudo teve como objetivo conhecer e analisar o significado que ganha o P.P.P. no âmbito da instância escolar e de seus integrantes (Agentes da escolarização). Após a definição do local em que a pesquisa foi aplicada, selecionou-se trinta e um professores para responder o questionário, composto por questões abertas e fechadas, foi aplicado via e-mail para professores dos municípios de Monte Alegre e Natal. Antes da aplicação do questionário, foram realizados vários encontros com os professores para a exposição do tema e dos objetivos, já que a coleta de dados foi realizada por via eletrônica.  Analisou-se um conjunto de dados apoiados na abordagem qualitativa, por ela requerer várias articulações que precisam ser estabelecidas pelo pesquisador. (Minayo,2008). Os dados coletados foram sistematizados com o auxílio do software Modalisa, e para análise destes recorreu-se à análise de conteúdo (Bardin, 1997). Os resultados evidenciam que o Projeto Político Pedagógico poderia contribuir mais para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem se o mesmo fosse realmente assumido como referência das atividades formativas da escola envolvendo a participação de todos professores, gestores, pedagogos, pais e alunos. Nesse sentido, a pesquisa efetuada apontou alguns limitadores para o processo participativo do Projeto Político Pedagógico, que de uma certa forma impacta sua capacidade de direcionar, de forma estratégica a gestão e fortalecer os valores organizacionais. Apesar dos estudos indicarem que o Projeto Político Pedagógico é um documento que dá suporte e direção às atividades escolares, com suas dimensões e princípios (Medel, 2012), os resultados apresentados pela pesquisa de campo demonstraram que existe um certo distanciamento desse documento numa perspectiva de ser o norteador das atividades educacionais, nas escolas em que os professores participaram da pesquisa, o que ficou evidenciado pelas análises realizadas, o que indica o não aproveitamento dos instrumentos necessários para que seja possível atingir finalidades.(Pdilha,2000).Conforme Veiga, (1996), ao se constituir como processo, o Projeto Político Pedagógico reforça o trabalho integrado e organizado da equipe escolar, aspectos que o resultado da pesquisa não observou, o que de certa maneira, influencia no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Ao desenvolvemos o estudo, constatou-se que fica claro a lacuna entre o que se defende em legislação e declarações e o que se materializa, no plano prático, no cotidiano escolar das escolas em estudo.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP