Banca de DEFESA: RIVIANE SOARES DE LIMA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RIVIANE SOARES DE LIMA SILVA
DATA : 26/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Multimeios II - Centro de Educação
TÍTULO:

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A VEZ E A VOZ DE ALUNOS E DO PROFESSOR


PALAVRAS-CHAVES:

Atendimento Educacional Especializado. Sala de Recursos Multifuncionais. Alunos. Professor. Educação Inclusiva.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, com vistas a complementar e/ou suplementar a formação dos alunos na escola e fora dela. Através da pesquisa empreendida buscamos analisar concepções e práticas do Atendimento Educacional Especializado em uma escola pública da cidade de Parnamirim/RN. Para tanto, participaram da pesquisa uma professora do AEE, dois alunos com deficiência intelectual e um aluno com surdez. Optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando o método do Estudo de Caso. Para construção de dados, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os dados construídos apontaram que o serviço do Atendimento Educacional Especializado, na realidade investigada, tem cumprido, em partes, com a função prevista na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009). O reconhecimento dos alunos ao trabalho desenvolvido pela docente responsável pelo AEE caracteriza as potencialidades que o serviço vem oferecendo, contudo, limites se fazem presentes à medida que as políticas públicas não preveem meios para a realização do trabalho do professor da Sala de Recursos Multifuncionais, em uma perspectiva mais ampla, de acordo com o que está previsto em documentos legais, visando que: haja melhor desenvolvimento dos alunos que são ali atendidos; a comunidade escolar compreenda o processo educacional inclusivo, por meio da propiciação de um diálogo sobre o tema; que haja oportunidade de preparação dos profissionais de educação atuantes na instituição escolar, nessa perspectiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES - UFPB
Externo ao Programa - 4546604 - KATIENE SYMONE DE BRITO PESSOA DA SILVA
Interno - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - TERESINHA GUIMARÃES MIRANDA - UFBA
Notícia cadastrada em: 11/07/2017 10:15
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