Banca de DEFESA: VANESSA GOSSON GADELHA DE FREITAS FORTES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA GOSSON GADELHA DE FREITAS FORTES
DATA : 27/07/2017
LOCAL: Multimeios II - CE/UFRN

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Educação Inclusiva, Ensino Médio Integrado, Formação docente, Deficiência Visual.

Nas últimas décadas, transformações substanciais, motivadas pelo movimento em prol da inclusão, vêm ocorrendo no tocante à educação das pessoas com deficiência visual. Nesse contexto, temos verificado o aumento do ingresso de alunos com deficiência visual no ensino regular, inclusive no Ensino Médio Regular ou Integrado, no âmbito da Educação Profissional. A inclusão dos alunos com deficiência visual no Ensino Médio, mais especificamente no Ensino Médio Integrado, desencadeia desafios para a instituição escolar em vários âmbitos, entre eles os que se referem à formação de professores. Entre as instituições que ofertam esse nível de ensino, temos o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Zona Norte, que, no ano de 2014, recebeu um aluno com deficiência visual, fato que provocou na instituição e no curso técnico de Eletrônica a necessidade de se adequar para atender às necessidades do discente. Entre essas adequações, destaca-se a formação continuada dos professores do Ensino Médio Integrado, já que uma parte considerável dos docentes não detinha conhecimentos sobre as necessidades provenientes da deficiência visual. Isso suscitou nosso interesse de empreender uma investigação, cujo objetivo geral foi analisar as contribuições do projeto de intervenção voltado para a formação continuada dos professores do Ensino Médio Integrado, atuantes no IFRN, na área da Educação Especial numa perspectiva inclusiva, voltada para o ensino do aluno com deficiência visual, com vistas à sua inclusão. De maneira específica, objetivamos: a) identificar como se processou a formação inicial e continuada dos docentes do Ensino Médio Integrado, voltada para a inclusão de alunos com deficiência; b) averiguar as necessidades dos docentes para proporcionar o processo de inclusão do aluno com deficiência visual; c) desenvolver um projeto de intervenção com vistas a atender essas necessidades formativas levantadas pelos docentes; d) analisar as contribuições do projeto de intervenção na construção de novos saberes dos docentes do IFRN sobre a inclusão dos alunos com deficiência visual. Para atingirmos esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, que envolveu a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa-ação, cujos instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, a observação direta e o diário de campo. Os resultados obtidos ratificaram a pertinência da realização de um curso de atualização voltado para a inclusão do aluno com deficiência visual, por meio do qual os saberes dos docentes frente a esse aluno foram construídos ou reconstruídos. Nesse sentido, vimos que a formação empreendida propiciou crescimento no tocante à concepção bem como à prática pedagógica e aos recursos utilizados em sala de aula com tais educandos. Tal fato nos faz refletir o papel da formação continuada frente ao contexto da inclusão, que precisa ultrapassar o muro de cursos pontuais, configurando-se como cultura na instituição de ensino, como algo instituído e formalizado no calendário acadêmico. Enfim, a escola precisa se configurar como um espaço formativo sistemático, estimulando nos seus professores a construção de uma identidade profissional de educador-pesquisador.

Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN