Banca de DEFESA: ELAINE CRISTINA DE MOURA RODRIGUES MEDEIROS

DATA : 01/06/2017
LOCAL: Sala Multimeios 2

DISCENTES COM DISLEXIA NA UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Adultos com dislexia; Educação Inclusiva; Ensino Superior, Percurso Escolar.

A dislexia em adultos até o momento apresenta-se para a Educação como uma temática pouco explorada, de modo que a inclusão deste público no Ensino Superior ainda configura um desafio que requer o desenvolvimento de políticas e ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão. Isto posto, esta pesquisa, decorreu da necessidade de investigação e de reflexão sobre a condição atual do adulto com dislexia, acompanhado pelo Núcleo de acessibilidade da UFRN, CAENE, seu perfil acadêmico e o seu processo de inclusão educacional no âmbito universitário. Com isso, objetivou analisar as características educacionais de discentes da UFRN com dislexia, por meio da caracterização do perfil educacional, da investigação do cotidiano e da avaliação do desempenho em leitura e escrita dos cinco participantes. Além disso, intentou revisar a literatura a respeito da temática em questão. Para tanto, esta pesquisa adotou, quanto aos aspectos teórico-metodológicos, a abordagem qualitativa (MINAYO, 2001) e exploratória (GIL, 2008) de investigação, por meio da técnica do estudo de caso (GIL, 2008). Para a coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas (TRIVIÑOS, 1987). Como estratégia de análise optou-se pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados demonstraram, em linhas gerais, que o discente universitário enfrenta dificuldades de leitura e escrita, logo no início da trajetória acadêmica, incompatíveis com as demais habilidades que possuem. Este fato gera surpresa em parte dos docentes, que, por sua vez, pressupõem a inexistência de problemas elementares na faixa etária adulta que acessa o ensino superior. Em decorrência disso, os discentes passam a vivenciar sentimentos de frustração, de vergonha e de incapacidade para a realização de tarefas. Ao final desta investigação, concluiu-se que para a concretização da inclusão educacional de discentes adultos com dislexia na universidade, se faz necessária a existência do acompanhamento educacional especializado para o auxilio na adoção de estratégias educacionais, assim como, a desconstrução de barreiras, principalmente atitudinais, expressas tanto nas esferas legislativas, quanto por parte dos docentes e pesquisadores, em suas práticas pedagógicas e produções acadêmicas.

Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE