Banca de DEFESA: ANDRIELLY KAROLINA DUARTE BRAZ

DISCENTE : ANDRIELLY KAROLINA DUARTE BRAZ
DATA : 30/03/2017
LOCAL: Auditório – Centro de Educação

LEITURA E ENSINO DE HISTÓRIA: concepções e práticas docentes e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem

Pesquisa colaborativa; Ensino de História; Leitura.

Esta dissertação, intitulada Leitura e ensino de História: concepções e práticas docentes e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, tem como objetivo analisar concepções e práticas de leitura, coordenadas pelo professor de História, em uma sala de aula de Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual de ensino. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa colaborativa, à luz de Ibiapina (2008), Ferreira e Ibiapina (2005), Garrido (2005), Desgagnè (2007). A opção pela colaboração decorre da nossa intenção em desenvolver uma pesquisa com os professores e não sobre eles. Assim, algumas técnicas foram consideradas adequadas para que pudéssemos alcançar os resultados desejados, tais como: Reunião, Entrevista individual, Grupos Focais Reflexivos e sessões de Videoformação. As referidas técnicas foram executadas com o objetivo de fomentar práticas reflexivas e colaborativas em espaço escolar, como forma de desenvolver a co-produção de conhecimentos, constituindo interações dialógicas como espaço de formação e desenvolvimento profissional, tendo em vista a mudança das práticas educativas referentes às práticas de leitura desenvolvidas nas aulas de História. Para pensar a leitura como atividade de linguagem e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem em História, apoiamo-nos nos pressupostos de Vygotsky (1993; 2007) e de Bakhtin (2003) e seus conceitos de mediação e dialogismo, respectivamente. Os discursos do professor colaborador apresentaram o desejo de formar leitores críticos e capazes de ler o mundo historicamente. Contudo, suas ações e reflexões estiveram voltadas para o distanciamento entre o desejado e o concretizado em sala de aula, revelado em posicionamentos e pensamentos contraditórios. Atribuímos esses distanciamentos às suas indefinições teórico-metodológicas; representações e crenças sobre os alunos e sua relação com o saber; e a dificuldade para estabelecer o diálogo entre teoria e prática. Muito embora o professor colaborador não tenha concretizado o processo crítico-reflexivo para efetivamente agir e modificar suas práticas, consideramos a presente pesquisa como uma conquista significativa para todos os envolvidos, haja vista que raramente há espaço para o desenvolvimento da reflexão e de ações colaborativas na escola.

Interno - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Presidente - 2482088 - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO