Banca de DEFESA: FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA

DISCENTE : FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA
DATA : 20/02/2017
LOCAL: Multimeios II – Centro de Educação

VOZES QUE ECOAM DAS (IN) CERTEZAS: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE A LEITURA DE LITERATURA?

Leitura de Literatura. Alfabetização. Formação Docente.

Elegemos como objeto de estudo para essa dissertação a leitura de literatura, partindo da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos por professoras alfabetizadoras iniciantes à atividade de leitura de literatura? Consideramos que a leitura de literatura é fundamental no processo de alfabetização, tendo em vista a abordagem da palavra de maneira lúdica e plurissignificativa. Para tanto, o professor alfabetizador necessita dominar aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura, que devem ser abordados na formação inicial desse profissional. Esse pressuposto suscitou como objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à atividade de leitura de literatura, a partir das falas das professoras alfabetizadoras iniciantes, atuantes em escolas da rede pública de Natal/RN. Como objetivo específico, pretendemos refletir sobre os aspectos conceituais e práticos da atividade de leitura de literatura na alfabetização, revelados pelas professoras alfabetizadoras iniciantes em seus discursos. O corpus de dados é proveniente da metodologia da Entrevista Compreensiva, com gravação em áudio e registro no diário de campo. O referencial teórico está pautado nas pesquisas que tratam da relação entre literatura e prática pedagógica, evidenciando as contribuições sobre a atividade de leitura de literatura na sala de aula; as teorizações sobre o ato de ler para construir significados e estudos sobre os processos de leitura e escrita no âmbito da alfabetização. O estudo aponta que as professoras alfabetizadoras atribuem sentidos à atividade de leitura de literatura e refletem sobre ações desenvolvidas em sala de aula, relacionando os aspectos teóricos e metodológicos; reconhecem que a literatura necessita de mais abertura no currículo acadêmico e nas escolas de ensino fundamental, visto ser uma atividade que auxilia na aprendizagem das crianças. Os discursos das docentes revelam também que o espaço destinado à leitura de literatura não é suficiente, e que essa atividade fica prejudicada em detrimento do pouco tempo que sobra das outras disciplinas. Mesmo diante das lacunas apontadas pelas docentes, o trabalho com a atividade de leitura de literatura acontece nas turmas de alfabetização, ainda que embrionariamente, por parte de algumas professoras alfabetizadoras, que reconhecem que ler literatura para as suas crianças contribui para o processo de alfabetização.

Presidente - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externo à Instituição - JOSÉ HÉLDER PINHEIRO ALVES - UFCG
Externo à Instituição - LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES - UERN
Interno - 350833 - MARLY AMARILHA