Banca de DEFESA: MARIANA QUEIROZ ORRICO DE AZEVEDO

DISCENTE : MARIANA QUEIROZ ORRICO DE AZEVEDO
DATA : 10/02/2017
LOCAL: Multimeios I - Centro de Educação

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS COM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Escolarização. Práticas baseadas em evidências. Estratégias de ensino.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que acomete as áreas sociocomunicativas, comportamentais e sensoriais. Diante de tais especificidades, há uma preocupação dos professores em “saber-fazer” com esses alunos em sala de aula, dado o crescente número de autistas frequentando o ensino regular. Portanto, para “saber-fazer” é necessário que esse professor conheça as estratégias de ensino empiricamente validadas que favorecem a aprendizagem desses educandos. O objetivo do estudo foi descrever as práticas pedagógicas implementadas pelos professores regentes em classes regulares de ensino, com alunos no espectro autista, encontradas em teses e dissertações do contexto educacional brasileiro, no período de 2008 a 2013. Para tanto, desenvolveu-se uma abordagem metodológica qualitativa em que foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Para a análise dos estudos identificados, foi realizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Assim, os estudos foram organizados em categorias e subcategorias de análise para sintetizar os achados. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de formação de professores capazes de utilizar práticas baseadas em evidências nas ações pedagógicas a fim de colocar o aluno com TEA em situação de inclusão escolar.

Externo à Instituição - CARLO SCHMIDT - UFSM
Externo à Instituição - LEILA REGINA DE PAULA NUNES - UERJ