Banca de DEFESA: GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
DATA : 24/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório – Centro de Educação
TÍTULO:

A FACE CRIATIVA DE JOHN WALLIS NA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM: CONTRIBUIÇÕES PARA ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

John Wallis. Arithmetica Infinitorum. Criatividade. História da Matemática. Formação de professores de Matemática.


PÁGINAS: 193
RESUMO:

A pesquisa que originou este texto de tese de doutorado teve como objetivo examinar de que forma as ideias de John Wallis, emergentes na obra Arithmetica Infinitorum, datada de 1656, apresentou inovações que podem contribuir para o encaminhamento conceitual e didático de noções básicas da componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido, avaliamos o potencial pedagógico da obra para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos, em particular as noções de integrais, com vistas ao melhoramento do entendimento dos estudantes acerca dessas ideias matemáticas, tratadas nos Cursos de Formação de Professores de Matemática. Por admitirmos que os alunos necessitam ampliar o número de trajetórias que levam ao desenvolvimento de uma ideia Matemática é que, neste trabalho, nos propomos a respondermos a seguinte questão: como a exploração didática do exercício criativo de um matemático na história pode contribuir na abordagem pedagógica para o ensino de conteúdos de Cálculo e Análise na Licenciatura em Matemática?  Para tal, nos apoiamos nos princípios de criatividade elaborados por Mihaly Csikszentmihalyi, que propôs um modelo para criatividade que leva em consideração o contexto social e cultural. Por considerarmos fundamental a explicação do ciclo do pensamento referente à invenção matemática, associamos a esses princípios os processos do Pensamento Matemático Avançado, proposto por Tommy Dreyfus, de modo que destacamos como esses processos se conectam com as noções de criatividade. Assim, formulamos um modelo para examinarmos a obra Arithmetica Infinitorum, indicando seus potenciais pedagógicos para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos baseado em um caráter investigativo. Assim, foi possível estabelecermos uma proposta de conexão entre conhecimento matemático desenvolvido historicamente por diferentes matemáticos e seus potenciais conceituais epistemológicos, com a possibilidade de ser implementada na ação do professor de Matemática formador de professores de Matemática, com vistas a desenvolver competências e habilidades para uma futura atuação do professor em formação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA
Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externo à Instituição - JOAO CLAUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA
Externo ao Programa - 346565 - JOHN ANDREW FOSSA
Externo à Instituição - LIGIA ARANTES SAD - IFES
Notícia cadastrada em: 27/01/2017 16:38
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