Banca de DEFESA: REJANE BEZERRA BARROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REJANE BEZERRA BARROS
DATA : 14/11/2016
LOCAL: Auditório - CE

FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE PROFESSORES BACHARÉIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRN: UMA INTERFACE DIALÓGICA EMANCIPATÓRIA

Formação docente. Docência na Educação Profissional e Tecnológica. Formação Continuada. Identidade Docente. Desenvolvimento Profissional.

O estudo trata da formação e atuação didático-pedagógica de professores bacharéis, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Professores bacharéis são profissionais graduados ou pós-graduados em áreas específicas, cuja maioria assume a docência sem a formação pedagógica e sem experiência no ensino. A partir da Lei n. 11.892/2008, os Institutos Federais assumiram nova institucionalidade e a ampliação da sua função social na condição de instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, integrantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esse novo contexto requer dos professores lecionar em diferentes modalidades e níveis de ensino. Questiona-se, portanto: em que medida a formação específica dos professores bacharéis responde aos saberes necessários para o exercício docente? Quais as necessidades formativas dos professores bacharéis? De que modo a ausência de formação pedagógica implica na atuação docente? Como o exercício da docência passa a ter regulação especial na EPT? Assim, o estudo tem como objetivo nuclear analisar a visão dos professores bacharéis sobre a dimensão profissional da docência e as interfaces entre a formação profissional e a atuação docente. Toma-se como base de estudos as ideias de Freire (1996); Machado (2008); Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); Nóvoa (2009); Flores e Viana (2007); Day (2001; 2007); Ramalho e Nuñez (2014); Tardif (2002); Garcia (1999; 2009); Pacheco e Morgado (2002); Estrela e Caetano (2012); Esteves (2014); Shulman (2005); Pinar (2006); Oliveira (2014); Moreira (2008); Fullan e Hargreaves (2001), dentre outros. Parte-se da premissa que a formação docente pressupõe conhecimentos e saberes inerentes à docência como profissão. São esses conhecimentos, saberes e experiências que implicam na construção da identidade docente e no processo de desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo de caso (IFRN), seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa e quantitativa. Houve o envolvimento de professores e gestores que atuaram como informantes comprometidos com a reflexão e a busca de alternativas para o problema abordado. Recorreu-se à análise documental, questionário, entrevista e grupo focal. O estudo revela que os professores e gestores têm formação acadêmica bastante heterogênea e elevada titulação, perfil típico do magistério superior. A maioria reconhece a necessidade da formação pedagógica para uma melhor compreensão, domínio e atuação nas atividades docentes. Fica revelada, portanto, uma certa excepcionalidade no que diz respeito a uma brecha na legislação em vigor, o que julgamos corresponder à fase de transição na mudança do perfil da instituição. Essa pode ser uma compreensão possível abstraída da leitura dos marcos regulatórios (leis, pareceres e resoluções) que alicerçam o magistério no âmbito dos Institutos Federais. Propõe-se a implementação de um Programa de Formação e Atualização Pedagógica de Docentes, como política interna de formação continuada em serviço, visando contribuir para fortalecer a identidade docente e o novo perfil dos Institutos Federais.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO