O CÉU É MEU TETO, A TERRA MINHA MORADA: Cultura e educação cigana no RN (2006 - 2016)
Ciganos. Práticas culturais. Cultura escolar. Pedagogia da itinerância.
Este trabalho estuda as práticas educativas e culturais dos Ciganos Calon, Matchuawa, Roraranê e Kalderash, com o objetivo de compreender o modo de ser, de viver e os processos educativos desenvolvidos nos espaços sociais e culturais desses agrupamentos, reconstruindo sua historicidade no espaço geográfico do RN.
Possui metodologia de natureza qualitativa, cuja investigação se filia à História da Educação com ênfase na História Social, ao evidenciar um fenômeno social, cultural e educativo, - numa cartografia de múltiplas naturezas que ganha centralidade teórica nas contribuições de Certeau (1994), Macêdo (1992), Rodríguez (2011), Julia (2001), Burke (1998), Frago (1993), Arroyo (2014) e Saviani (1991). Apresenta o trabalho de compreensão das falas alicerçadas nas entrevistas teorizadas por Minayo (2007). Enfatiza que os estudos históricos sobre o tema ciganos ganhou nos últimos anos denominações de gitanologia; gitaneria, romipêm, gitanidade, romá, romanesthàn, constituindo um campo de 'investigação nas Ciências Sociais e
Humanas. Evidencia que o trabalho tem sua relevância na originalidade temática e em proporcionar novas reflexões acerca dos modos de vida cigana e itinerante e, em reconhecer, alternativas de interação humana com os sujeitos da diversidade, que se encontra em quase todo o território nacional, e em específico, no Rio Grande do Norte, e ainda estão excluídos das salas de aula do nosso país. Conclui destacando que a pesquisa possibilita construir referências para possíveis mudanças, contribuindo para o enfrentamento ao preconceito e na construção de uma educação de qualidade social embasada numa pedagogia da itinerância; oportunizando o debate para melhor compreender as relações étnico raciais e a diversidade presente no nosso país.