Banca de DEFESA: ALYSSON ANDRÉ REGIS OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALYSSON ANDRÉ REGIS OLIVEIRA
DATA : 19/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: MULTIMEIOS II - CE
TÍTULO:

AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS NOS EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação, 


PALAVRAS-CHAVES:

Movimento de Economia Solidária. Empreendimentos Econômicos Solidários. Educação Emancipatória. Práticas Socioeducativas. Formação Humana.


PÁGINAS: 237
RESUMO:

O objetivo desta tese foi analisar as práticas socioeducativas nos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na cidade de João Pessoa, PB, seus sentidos e significados, indagando sobre seu caráter emancipatório, partindo do pressuposto de que o processo educativo na economia solidária seja capaz de criar novos significados e orientações políticas estratégicas, buscando ir além da própria esfera econômica, alcançando campos cada vez mais amplos da política e da cultura. Nesta tese, para a discussão da emancipação e seus elementos norteadores, deu-se destaque a intelectuais que têm a educação como objeto de suas preocupações filosóficas. Assim, nos apropriamos, principalmente, das ideias do italiano Antônio Gramsci e do brasileiro Paulo Freire. A dimensão de estudo que abrigou esta tese foi o da História Social, voltada para uma história das massas ou para uma história dos grupos sociais, ou seja, o que haveria de relevante a ser estudado não era certamente a história dos grandes homens, ou mesmo a história política dos grandes Estados e das instituições, mas sim a história das relações entre os diversos grupos sociais presentes em uma sociedade, particularmente nas suas situações de conflito. Metodologicamente, o trabalho consistiu em um estudo de caso múltiplo com enfoque qualitativo, que visou a proporcionar, dentro do estágio cognitivo de conhecimento, um ato ou efeito de conhecer o objeto em estudo, descrevendo as características do fenômeno estudado e estabelecendo relações entre variáveis. A unidade social de análise compõe-se de cinco EES localizados na cidade de João Pessoa, Paraíba, tendo como objeto de estudo as suas práticas socioeducativas, seus sentidos e significados, destacando o caráter emancipatório. Os dados foram coletados por meio de documentos, grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas, gerando elementos indicadores por meio da análise qualitativa. Em relação às estratégias de tratamento dos dados, utilizamos a técnica descrita de Análise de Discurso, estabelecendo a relação existente no discurso entre língua/sujeito/história ou língua/ideologia. Convém ressaltarmos que a análise dos dados nos permitiu entender que as práticas socioeducativas nos EES devem ser enfatizadas como campo de atuação ante a construção de homens e mulheres que têm as necessidades de ser formados como seres humanos com dignidade, e não apenas máquina produtiva. Sendo assim, foi possível afirmarmos que a educação promove a aprendizagem de conhecimentos emancipatórios, que contribuam e possibilitem o indivíduo a agir conscientemente, engajando-se na luta por transformações das condições perversas, injustas e    negadoras da dignidade humana. Em suma, isso nos permitiu concluir que, para este estudo específico, as práticas socioeducativas nos EES colaboram com a perspectiva da formação humana para a emancipação, considerando estes espaços não escolares como um celeiro de desenvolvimento ideológico contra-hegemônico. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1149382 - IRIS MARIA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Externo à Instituição - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - IFPB
Presidente - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Externo ao Programa - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Externo ao Programa - 1714472 - ROSANGELA ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - TANIA MARIA DE ANDRADE - IFPB
Notícia cadastrada em: 15/08/2016 14:47
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