OS SENTIDOS FORMATIVOS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA:
SOCIALIZAÇÃO, APRENDIZAGENS E IDENTIDADE DOCENTE.
Formação docente. Socialização acadêmica. Aprendizagem da docência. Cultura profissional docente.
Este estudo analisa os sentidos formativos atribuídos por estudantes concluintes dos cursos de licenciatura (Letras, Biologia, Matemática e Pedagogia) ligados à construção de sua identidade profissional docente, no decorrer do processo de socialização e aprendizagem no meio universitário. Considerou-se igualmente a influência de uma diversidade de representações prévias sobre a prática docente, desde as origens familiares e da sociobiografia escolar até a revisão dessas concepções atualizadas pelo ambiente acadêmico. A revisão teórica foi desenvolvida na perspectiva de uma pesquisa educacional e sociológica sobre o processo da construção identitária docente. Utilizou-se de conceitos tais como socialização, identidade profissional e cultura docente. O plano empírico da pesquisa foi orientado pela abordagem multirreferencial com o uso da entrevista compreensiva. O lócus da pesquisa foi a Universidade do Estado do Mato Grosso, nos campus universitários de Tangará da Serra, Barra dos Bugres e Cáceres. Para a análise dos dados, seguiu-se as seguintes etapas: pesquisa de reconhecimento dos locais, elaboração do roteiro guia, entrevista exploratória, construção do plano evolutivo, escuta sensível e análise compreensiva. A categorização e interpretação dos dados se orientou por quatro eixos temáticos: razões da escolha da docência, cotidiano e cultura escolar, contato e vida acadêmica, constituição dos sentidos da docência. Os resultados apontam para a configuração de diferentes perspectivas em relação ao processo de socialização, aprendizagem acadêmica e profissional, e construção da identidade docente. Em busca da superação de representações prévias negativas e de concepções pessimistas, percebeu-se
que a maior preocupação do estudante que será professor é a de fortalecer sua identidade
docente, aprendendo a ensinar a partir da observação de professores no seu campo
profissional efetivo. Porque é onde se revelam simultaneamente as fragilidades formativas e as adaptações necessárias para se estabelecer a autonomia pedagógica no
meio escolar. Também é importante destacar o papel cultural do projeto político
pedagógico e das práticas dos cursos, assegurando uma orientação para a docência
baseada em experiências pedagógicas integradas entre as aprendizagens acadêmicas e a
realidade das escolas. Assim, as aprendizagens dos estudantes, especialmente nos
estágios curriculares nas escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, configuram-se
como ocasiões cruciais para experimentar as suas próprias estratégias de ensino com os
seus conhecimentos de formação, promovendo igualmente suas referências de socialização e identificação com a cultura profissional docente.