Banca de DEFESA: ANA LÚCIA ANDRUCHAK

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LÚCIA ANDRUCHAK
DATA : 28/07/2016
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO - CE
TÍTULO:

OS SENTIDOS FORMATIVOS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA:

SOCIALIZAÇÃO, APRENDIZAGENS E IDENTIDADE DOCENTE. 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente. Socialização acadêmica. Aprendizagem da docência. Cultura profissional docente. 

 


PÁGINAS: 241
RESUMO:

Este estudo analisa os sentidos formativos atribuídos por estudantes concluintes dos  cursos de licenciatura (Letras, Biologia, Matemática e Pedagogia) ligados à construção de sua identidade profissional docente, no decorrer do processo de socialização e aprendizagem no meio universitário. Considerou-se igualmente a influência de uma diversidade de representações prévias sobre a prática docente, desde as origens familiares e da sociobiografia escolar até a revisão dessas concepções atualizadas pelo ambiente acadêmico. A revisão teórica foi desenvolvida na perspectiva de uma pesquisa educacional e sociológica sobre o processo da construção identitária docente. Utilizou-se de conceitos tais como socialização, identidade profissional e cultura docente. O plano empírico da pesquisa foi orientado pela abordagem multirreferencial com o uso da entrevista compreensiva. O lócus da pesquisa foi a Universidade do Estado do Mato Grosso, nos campus universitários de Tangará da Serra, Barra dos Bugres e Cáceres. Para a análise dos dados, seguiu-se as seguintes etapas: pesquisa de reconhecimento dos locais, elaboração do roteiro guia, entrevista exploratória, construção do plano evolutivo, escuta sensível e análise compreensiva. A categorização e interpretação dos dados se orientou por quatro eixos temáticos: razões da escolha da docência, cotidiano e cultura escolar, contato e vida acadêmica, constituição dos sentidos da docência. Os resultados apontam para a configuração de diferentes perspectivas em relação ao processo de socialização, aprendizagem acadêmica e profissional, e construção da identidade docente. Em busca da superação de representações prévias negativas e de concepções pessimistas, percebeu-se 

que a maior preocupação do estudante que será professor é a de fortalecer sua identidade
docente, aprendendo a ensinar a partir da observação de professores no seu campo
profissional efetivo. Porque é onde se revelam simultaneamente as fragilidades  formativas e as adaptações necessárias para se estabelecer a autonomia pedagógica no
meio escolar. Também é importante destacar o papel cultural do projeto político­
pedagógico e das práticas dos cursos, assegurando uma orientação para a docência
baseada em experiências pedagógicas integradas entre as aprendizagens acadêmicas e a
realidade das escolas. Assim, as aprendizagens dos estudantes, especialmente nos
estágios curriculares nas escolas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, configuram-se
como ocasiões cruciais para experimentar as suas próprias estratégias de ensino com os
seus conhecimentos de formação, promovendo igualmente suas referências de  socialização e identificação com a cultura profissional docente.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externo à Instituição - AUMERI CARLOS BAMPI - UNEMAT
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - MARIA SACRAMENTO AQUINO - UNEB
Interno - 1149636 - MOISES DOMINGOS SOBRINHO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 27/07/2016 16:28
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