Banca de DEFESA: AMBROSIANA DA SILVA FERNANDES

DATA : 29/07/2016
LOCAL: Auditório I - NEPSA II

ALFABETIZAR LETRANDO NA EJA: DAS DIFICULDADES DOCENTES À BUSCA DE SUPERAÇÃO

Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização-Letramento de Jovens e Adultos. Dificuldades docentes/Estratégias de superação das dificuldades.

No âmbito da temática ‘formação do professor alfabetizador da educação de jovens e adultos’, nosso trabalho, investigou, sob a perspectiva de professoras da EJA, dificuldades docentes por elas encontradas e estratégias de superação utilizadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando jovens e adultos. O trabalho se inscreve na abordagem qualitativa de pesquisa e utiliza como procedimentos de construção dos dados o questionário, a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação. O campo empírico foi uma escola pública municipal da cidade de Natal/RN, e os sujeitos quatro professoras das turmas de alfabetização de jovens e adultos.Da análise dos dados, fundamentada em princípios da Análise de Conteúdo, emergiu a temática Docência na Alfabetização-Letramento de Jovens e Adultos, com três categorias - Dificuldades Docentes; Razões Explicativas das Dificuldades; Estratégias de Superação das Dificuldades Docentes, com as respectivas subcategorias. As Dificuldades Docentes relativas ao professor se configuram em: Lacunas/Equívocos da própria formação docente; (In)Conciliação de Variáveis: funcionamento e organização curricular inflexíveis X possibilidades sazonais de trabalho dos alunos; Gestão da heterogeneidade das turmas; Exaustão motivada por pesadas jornadas de trabalho docente e doméstico.As Dificuldades referentes aos alunos são: evidências de muito cansaço pela labuta diária que se prolonga no turno das aulas; (In)Conciliação de Variáveis: jornada extraescolar instável X frequência escolar; Inassiduidade; Baixa autoestima; Medo de errar/de se arriscar; Ansiedade para aprender muito, em pouco tempo; Retrocessos (recuos, acanhamentos), em decorrência de avanços dos colegas; Descrença na própria conquista de autonomia na alfabetização/letramento.Na busca de superar as dificuldades docentes da prática pedagógica, 15 (quinze) Estratégias foram elencadas, a partir da experiência das professoras. Observamos que sobre um único tema as professoras organizam suas narrativas, indicando que a temática da docência é o objeto central de suas reflexões.Todavia, há evidências de que estão mais voltadas para dificuldades gerais, inerentes à própria organização das condições de trabalho docente na EJA e às condições materiais de existência de docentes e discentes. Não apresentam, de forma mais explícita, dificuldades no tocante à prática específica para alfabetizar letrando jovens e adultos, levando a pressupor que não as sentem.O exame mais acurado de suas falas, no entanto, vai mostrando facetas desta categoria, ainda que diluída entre aspectos gerais do cotidiano existencial de alunos e professoras, fato este que atribuímos à gravidade dos problemas estruturais por eles vivenciados no cotidiano extraescolar, com profundas repercussões no cotidiano escolar e na docência.Destacando a importância deste trabalho para a nossa formação profissional, registramos que os achados de nossa pesquisa ratificam a nossa compreensão de que a estrutura, a organização e o funcionamento da escola ideal que temos, com horários rígidos e organização curricular (in)flexível para um público (ir)real da Educação de Jovens e Adultos – precisam ser urgentemente repensados.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO