Banca de DEFESA: ELAINE SANTANA DE OLIVEIRA

DISCENTE : ELAINE SANTANA DE OLIVEIRA
DATA : 29/07/2016
LOCAL: Centro de Educação

LEITURA E ACESSIBILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Inclusão. Leitura. Acessibilidade.

O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma proposta de mediação pedagógica em contexto escolar inclusivo com vistas à acessibilidade para leitura do livro Contando Contos e ouvindo histórias, produzido pela turma do 3º ano B do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp/UFRN). A referida obra é um kit formado por um livro impresso em braile e fonte ampliada, um CD de áudio com os contos gravados pelas próprias crianças autoras dos textos e um CD com o livro digitalizado. Para tanto, assumimos os princípios da abordagem qualitativa a partir da metodologia de pesquisa intervenção, fundamentada nas concepções teóricas de Mikhail Bakhtin. A investigação foi desenvolvida em uma escola da zona rural da rede pública do município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, em uma turma multisseriada de 4º e 5º ano, formada por 18 alunos na faixa etária de 9 a 16 anos, sendo 03 com deficiências: um cego; um com surdez e outro com Síndrome de Down. Para a construção dos dados, utilizamos a observação, o registro em diário de campo, entrevistas individuais e coletivas semiestruturadas, assim como o registro fotográfico e a gravação em áudio e vídeo. No itinerário da pesquisa foram realizadas 03 oficinas focadas na acessibilidade para leitura do livro e 01 encontro do grupo com uma das autoras do livro. Os resultados da análise apontaram a importância de oferecer novas formas de acesso à leitura que possibilitem superar as limitações do livro impresso em tinta, assim como a necessidade de democratização do acesso a esses materiais associada à disseminação de uma cultura de leitura com acessibilidade, especialmente em contexto escolar inclusivo; confirmaram as contribuições da descrição de imagens fundamentada nos princípios da audiodescrição e de uma abordagem multissensorial para organização de processos voltados à acessibilidade para leitura e revelaram que o código braile e a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) constituíram-se como semióforos para difusão de uma “cultura de acessibilidade” naquele contexto.

Interno - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Presidente - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Interno - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA - UERN