Banca de DEFESA: PAULA FRANCIMAR DA SILVA ELEUTÉRIO

DISCENTE : PAULA FRANCIMAR DA SILVA ELEUTÉRIO
DATA : 27/07/2016
LOCAL: Auditório I - NEPSA II

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: MARCAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA (PNAIC)

Formação de Professores. Alfabetização. Prática Pedagógica. Planejamento. PNAIC.

O presente trabalho objetiva analisar repercussões da formação continuada desenvolvida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática pedagógica – como foco no planejamento – de Professores Alfabetizadores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental e participaram, como cursistas, do referido programa. Instituído pela Portaria nº. 867/MEC, de 04/07/2012, o PNAIC consiste em uma política desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com os governos do Distrito Federal, de estados e municípios entre 2013 a 2015, com vistas à alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental e envolvendo, entre outros programas, a formação continuada de Professores Alfabetizadores que atuam no Ciclo de Alfabetização. O percurso metodológico pautou-se nos princípios do Paradigma Qualitativo de Pesquisa, articulados às proposições da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky para a investigação dos processos humanos, e do dialogismo de M. Bakhtin, pertinente à pesquisa em Ciências Humanas. Tendo como lócus uma escola da rede pública da rede estadual, o estudo envolveu, como sujeitos participantes, duas Professoras que participaram da formação do PNAIC e atuam em turmas do 1º e 3º anos, a Coordenadora Pedagógica da escola onde atuam e duas “Orientadoras de Estudo”, responsáveis, no âmbito do programa, por ministrar a formação junto aos Professores Alfabetizadores. Os dados empíricos foram construídos mediante a realização de observações do tipo não participativo dos encontros/momentos de planejamento e/ou discussão da prática pedagógica na escola; de atividades realizadas em sala de aula; aplicação de questionários; entrevistas do tipo semiestruturada – individuais e coletivas; análise dos registros do planejamento das professoras e documentos do PNAIC – Cadernos de Formação. O percurso investigativo envolveu três eixos de discussão: a formação docente, em especial a formação continuada, o processo de alfabetização e o planejamento como parte da prática pedagógica e objeto de conhecimento em programas de formação. Compreendendo que o planejamento não se esgota na tomada de decisões e na elaboração de planos, mas como parte do processo de reflexão-ação-reflexão, buscamos encontrar marcas do PNAIC nos discursos das professoras sobre essa prática, em registros-documentos de sua realização e nas atividades realizadas em sala de aula. Para tanto, orientamos nossa busca para ações consideradas primordiais na formação desenvolvida pelo PNAIC: realização de diagnóstico permanente das crianças; consideração dos “Direitos de Aprendizagem de Língua Portuguesa” propostos como objetivos-conteúdos de ensino-aprendizagem na alfabetização; produção e utilização de recursos didáticos; desenvolvimento de modalidades organizativas – atividade permanente, projeto didático e sequência didática. A análise dos dados construídos possibilitou identificar marcas (indícios de repercussão) da formação desenvolvida no PNAIC nas práticas das professoras envolvendo aspectos da organização/planejamento do trabalho pedagógico que desenvolvem na escola, onde se destacam, além da presença das ações relacionadas, introdução de rotinas e espaços na sala de aula relacionados à inserção das crianças na cultura escrita. O estudo, mesmo reconhecendo a não linearidade entre proposições de políticas e desenvolvimento de programas de formação e práticas de professores, aponta para a necessária garantia de condições de formação continuada de professores como um direito que integra seu desenvolvimento profissional e valorização social.

Presidente - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - ESTER CALLAND DE SOUSA ROSA - UFPE
Interno - 1149344 - MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
Externo à Instituição - Maria da Conceição Lima de Andrade - UERN