Banca de DEFESA: SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA

DISCENTE : SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 22/07/2016
LOCAL: Auditório I - NEPSA II

ENSINO E APRENDIZAGEM EM SOCIOLOGIA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE NATAL

Formação docente. Ensino/aprendizagem em Sociologia. Representações Sociais.

A presença efetiva da Sociologia enquanto disciplina da educação básica, no estado do Rio Grande do Norte, encontra-se atrelada a obrigatoriedade advinda com a lei do ano de 2008. A intermitência que antecede esse período ocasionou, na licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, assim como em licenciaturas de outras IES, certo distanciamento entre a realidade da educação básica e o percurso formativo perpetrado no ambiente acadêmico, interferindo diretamente nas concepções de ensino/aprendizagem erigidas pelos docentes. Com o intento de relacionar os saberes aprendidos por meio da formação inicial e as concepções sobre o ensino e a aprendizagem em Sociologia na escola básica, investigamos 21 professores da referida disciplina, atuantes na rede estadual do município de Natal, a respeito de suas representações sobre o ensino e a aprendizagem sociológicos. Nesse sentido, fizemos um exame da estrutura curricular da licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, esteio formativo dos sujeitos investigados, além das análises dos elementos que estruturaram os núcleos centrais das representações sobre ensino e sobre aprendizagem. Para tanto, como aporte metodológico utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), entrevistas semiestruturadas e observações com registro em diário de campo, além da Teoria das Representações Sociais (TRS), Análise de Conteúdo e a Abordagem Estrutural como principais referências teórico-analíticas. Dessa forma, guiamo-nos essencialmente pela formação docente, relações de ensino/aprendizagem e representações sociais, dimensões conceituais perseguidas nessa pesquisa, objetivando evidenciar o caráter relacional entre elas, compreendendo o percurso formativo como determinante às relações do processo educativo e às elaborações representacionais. Os dados, nesse sentido, mostram que as representações dos professores de Sociologia sobre o ensino e aprendizagem da disciplina organizam-se em torno de uma postura de crítica e desvelamento das relações sociais, mas que se estruturam também a partir do imperativo da realidade objetiva e todas as problemáticas que advém dessa. O discurso da transformação e intervenção social por meio da disciplina é recorrente, sendo-lhe atribuído um papel monumental diante das condições em que ela é operada na escola básica. As representações docentes sobre ensino/aprendizagem em Sociologia, portanto, ancoram-se numa prática comprometida com uma intervenção social que parece ser prerrogativa somente dessa disciplina, questões que devem subsidiar as discussões na formulação/reformulação dos currículos que formam estes professores, de modo a situá-los na realidade do ensino/aprendizagem sociológicos buscando uma maior consonância entre a formação inicial e a prática docente.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA - UFSC
Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - GEOVANIA DA SILVA TOSCANO - UFPB