Educação e Literatura: a relação texto-vida na sala de aula.
Leitura; Literatura; Relação texto-vida.
O estudo investiga o impacto da relação texto-vida na atividade de leitura de
literatura em aprendizes do ensino fundamental em situação de mediação
pedagógica. Os aprendizes são alunos do 4° ano do ensino fundamental de uma escola pública de Natal/RN-Brasil. A abordagem metodológica é de natureza
qualitativa, envolvendo protocolos da pesquisa exploratória e de intervenção. Na
etapa exploratória realizamos entrevista reflexiva com a docente da turma e
aplicação de questionário adaptado com aprendizes. Na etapa de intervenção
realizamos oito sessões de mediação com o livro A Bolsa Amarela (BOJUNGA,
2005) e o conto Tchau (BOJUNGA, 2008) planejadas e implementadas conforme a
experiência de leitura por andaime: pré-Ieitura, leitura e pós-leitura (GRAVES;
GRAVES, 1995). Dentre as atividades propostas na pós-leitura recorremos a
atividade de discussão e blog de leitura. Na análise dos dados, nos respaldamos nos
estudos da teoria da estética da recepção (JAUSS, 1994, 2013; ISER, 1999; 2013);
leitura e literatura (JOUVE, 29Q2; SMITH, 1989; PETIT, 2009; AMARILHA, 2013;
COELHO, 2000) e imaginação, ficção e realidade (HELD, 1980; SARTRE, 1996;
VIGOTSKI, 2014; ECO, 1994). Os resultados apontam que a mediação da relação
texto-vida favorece a formação de um leitor ativo que pensa sobre o que lê, recorre
as suas experiências de vida estabelece articulações com o texto escrito e atualiza
os a medida que seleciona e combina novas informações, construindo assim novos
significados dando sentido à palavra escrita. Ao recorrer a relação texto-vida,
colocamos em evidência a vida do aprendiz e a sua forma de ler literatura e de ler a
vida, de se posicionar como sujeito pensante, que manifesta suas próprias opiniões,
tendo vez e voz na escola.