Banca de DEFESA: DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DELCINEIDE MARIA FERREIRA SEGADILHA
DATA : 28/07/2016
LOCAL: Multimeios I - CE

A ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE EM SÃO LUÍS-MA NO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA (1900-1920)

Escola Modelo Benedito Leite. Regime republicano. Educação primária.

Constitui objetivo geral desta pesquisa, analisar aspectos da cultura escolar da Escola Modelo Benedito Leite em São Luís-Ma, entre 1900 e 1920, atentando à inserção desta escola no contexto de implementação do regime republicano brasileiro, para responder ao problema: em que medida a Escola Modelo Benedito Leite (1900-1920) contemplou a concepção de educação implementada pelo ideário republicano instituído no Brasil? Partimos do pressuposto de que esta escola, neste recorte temporal, considerando suas especificidades, materializou uma cultura escolar validada pela instituição do ensino científico e patriótico, relacionado à ideia de progresso e nova moralidade, estruturada sobre atributos como controle, hierarquia e seletividade, características da representação de cidadão republicano instituída no Brasil durante os primeiros anos da República. O recorte temporal justifica-se por ser 1900 o ano do início do funcionamento da Escola Modelo Benedito Leite, e 1920 o início da segunda fase da institucionalização dos grupos escolares no Maranhão. Situamos esta pesquisa na dimensão da História Cultural, em Roger Chartier; no domínio da História da Educação; e no campo temático da cultura escolar em Viñao Frago. Como método de abordagem, em relação ao campo de observação, tomamos os caminhos da Micro-História, contudo, numa inter-relação com o macro, na medida em que situamos nosso objeto de estudo numa relação com contextos maiores, como o político, o educacional e o econômico. Quanto aos procedimentos de constituição dos dados empíricos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliográfica, tomamos como principal referência o livro O mestre e a escola de Antonio Barbosa de Godóis (1910). Quanto à documental, examinamos correspondências e relatórios anuais da direção da Escola Modelo Benedito Leite para os governadores do Estado do Maranhão; mensagens do governo do Estado ao Congresso Legislativo; e jornais da época. Como resultado, compreendemos que a Escola Modelo Benedito Leite, considerando-se os limites, entre 1900 e 1920, foi a instituição pública de educação primária que, pelo viés da inovação educacional, realizou a execução dos direcionamentos educacionais da República brasileira, em São Luís-Ma, pela institucionalização de uma cultura escolar conformada por propriedades como assepsia, rigor, hierarquia, controle e seletividade, características representativas do ideal de cidadão brasileiro republicano, homem constitucionalmente livre e preso à pátria pelo processo disciplinador em execução no país.

Interno - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO - UFPB