Banca de DEFESA: BRAULIO CAIO FERREIRA DA COSTA

DISCENTE : BRAULIO CAIO FERREIRA DA COSTA
DATA : 28/07/2016
LOCAL: Multimeios II - CE

INCLUSÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Servidores públicos com deficiência. Mercado de trabalho. Inclusão.

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, cuja força normativa no Brasil equivale à de Emenda Constitucional, instituiu uma mudança de paradigma radical e importante para o segmento das pessoas com deficiência, cujo fundamento se baseia na concepção de que a deficiência não está na pessoa, mas sim no meio em que ela se encontra. Na universidade pública, a realidade vivenciada pelos servidores com deficiência em seu ambiente de trabalho não é distinta da realidade encontrada nos demais ambientes sociais, demandando da instituição a adoção de medidas com vistas à promoção da acessibilidade e emancipação desses sujeitos. Dessa forma, o presente trabalho se propôs a traçar o perfil dos servidores públicos com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com vistas a contribuir para a elaboração de uma política institucional de inclusão. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Participaram 50 servidores que se autodeclararam possuidores de algum tipo de deficiência. Os dados foram coletados em um banco de dados institucional alimentado a partir de um questionário aplicado a todos os servidores. Em seguida, foram organizados e analisados através da estatística descritiva e análise de conteúdo. Verificou-se que a maioria das deficiências encontradas são dos sentidos ou da motricidade e que a maioria dos servidores com deficiência são docentes, o que demanda uma investigação mais aprofundada sobre esses profissionais. Apesar de considerável parcela dos investigados ocupar cargos de nível médio, a quase totalidade desses sujeitos já concluíram a graduação, o que nos faz questionar se a política de cotas vem cumprindo a sua finalidade inicial. Algumas ações institucionais de acessibilidade precisam ser ampliadas e/ou consolidadas. Sendo assim, apesar de regularmente inseridos no mercado de trabalho, ainda são muitos os desafios a serem superados. O conhecimento sobre os servidores com deficiência e sua percepção sobre a acessibilidade no ambiente de trabalho, objetos deste trabalho, permite a formulação de ações afirmativas mais acertadas e direcionadas às necessidades desses sujeitos, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho efetivamente inclusivo para todos.

Externo ao Programa - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Interno - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Presidente - 1756133 - RITA DE CASSIA BARBOSA PAIVA MAGALHAES
Externo à Instituição - TANIA VICENTE VIANA - UFC