REPENSANDO A SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o entendimento e as práticas na formação docente do curso de pedagogia
Educação Infantil. Sociologia da Infância. Curso de Pedagogia. Imagem de infância, criança e educação. Socialização Escolar Infantil.
Este estudo tem como temática as contribuições críticas e pedagógicas da SI-Sociologia da Infância para a formação e a prática docente na EI-Educação Infantil especialmente na relação entre socialização infantil e aprendizagem escolar, na formação do curso de pedagogia. Com a perspectiva da SI, se investigou como socialização da criança na EI é vista durante a formação em pedagogia. incluindo uma reflexão crítica dos seus fundamentos e as experiências dos estágios nessas instituições de ensino. Com uma abordagem qualitativa e compreensiva, se focou como locus de pesquisa o campo de formação no curso de Pedagogia da UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus central, tendo como sujeitos os estudantes com experiência no estáqio curricular da EI. Como objetivo geral, buscou-se contribuir na formação dos professores que poderão trabalhar com crianças, analisando as concepções e as práticas educativas relacionas às formas de socialização escolar da infância. Como objetivos específicos, se examinou as mudanças, da Idade Média até os tempos contemporâneos, na configuração das imagens de criança, infância e educação; também se revisou as teorias para a socialização infantil de orientação adultocêntrica e as críticas que lhe são feitas pelas orientações interacionistas. A partir das falas dos estagiários, percebeu-se algumas de suas percepções sobre a socialização das crianças na EI: compreende se e que se deve respeitar as expressões da individualidade e da auto-organização das crianças, mas se dá menos importância a suas formas de socialização nas atividades controladas pelas professoras; a mediação das aprendizagens não visa desenvolver a autonomia das crianças, pois o que se busca é a conformidade das experiências infantis aos objetivos pedagógicos das professoras; a maioria dos estagiários considerava que o papel mais importante das ações de professoras é o controle social do grupo, porém, reconheceram que paralelamente o que mais se destacava na socialização escolar era a interação entre as próprias crianças. Concluindo, se poderia deduzir que para os futuros pedagogos, pela insuficiência dos seus conhecimentos sociológicos de formação, seria difícil que eles integrassem nas suas práticas pedagógicas a perspectiva das crianças sobre a própria socialização escolar. Então, desde que não se tornasse mais um campo disciplinar teoricista e burocrático, a Sociologia da Infância traria muitas contribuições na formação e para a ação pedagógica dos professores da Educação Infantil.