Banca de DEFESA: MARIA PATRÍCIA COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA PATRÍCIA COSTA DE OLIVEIRA
DATA : 26/07/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório I do NEPSA II
TÍTULO:

REPENSANDO A SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o entendimento e as práticas na formação docente do curso de pedagogia


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Sociologia da Infância. Curso de Pedagogia. Imagem de infância, criança e educação. Socialização Escolar Infantil.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Este estudo tem como temática as contribuições críticas e pedagógicas da SI-Sociologia da Infância para a formação e a prática docente na EI-Educação Infantil  especialmente na relação entre socialização infantil e aprendizagem escolar, na  formação do curso de pedagogia. Com a perspectiva da SI, se investigou como  socialização da criança na EI é vista durante a formação em pedagogia. incluindo  uma reflexão crítica dos seus fundamentos e as experiências dos estágios nessas  instituições de ensino. Com uma abordagem qualitativa e compreensiva, se focou  como locus de pesquisa o campo de formação no curso de Pedagogia da UFRN­ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus central, tendo como sujeitos  os estudantes com experiência no estáqio curricular da EI. Como objetivo geral,  buscou-se contribuir na formação dos professores que poderão trabalhar com  crianças, analisando as concepções e as práticas educativas relacionas às formas  de socialização escolar da infância. Como objetivos específicos, se examinou as  mudanças, da Idade Média até os tempos contemporâneos, na configuração das  imagens de criança, infância e educação; também se revisou as teorias para a  socialização infantil de orientação adultocêntrica e as críticas que lhe são feitas pelas orientações interacionistas. A partir das falas dos estagiários, percebeu-se algumas de suas percepções sobre a socialização das crianças na EI: compreende­ se e que se deve respeitar as expressões da individualidade e da auto-organização das crianças, mas se dá menos importância a suas formas de socialização nas  atividades controladas pelas professoras; a mediação das aprendizagens não visa  desenvolver a autonomia das crianças, pois o que se busca é a conformidade das  experiências infantis aos objetivos pedagógicos das professoras; a maioria dos  estagiários considerava que o papel mais importante das ações de professoras é o  controle social do grupo, porém, reconheceram que paralelamente o que mais se  destacava na socialização escolar era a interação entre as próprias crianças.  Concluindo, se poderia deduzir que para os futuros pedagogos, pela insuficiência dos seus conhecimentos sociológicos de formação, seria difícil que eles integrassem nas suas práticas pedagógicas a perspectiva das crianças sobre a própria socialização escolar. Então, desde que não se tornasse mais um campo disciplinar teoricista e burocrático, a Sociologia da Infância traria muitas contribuições na formação e para a ação pedagógica dos professores da Educação Infantil. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA SOARES GOUVÊA - UFMG
Externo à Instituição - PIERRE NORMANDO GOMES DA SILVA - UFPB
Externo ao Programa - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Notícia cadastrada em: 07/07/2016 16:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao