Banca de DEFESA: FELIPE BEZERRA DE MEDEIROS DANTAS DUARTE



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FELIPE BEZERRA DE MEDEIROS DANTAS DUARTE
DATA: 13/06/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Multimeios I
TÍTULO:

Necessidades Formativas e Aprendizagens Docentes em um Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da UFRN


RESUMO:

O presente trabalho vincula-se às pesquisas que desenvolvem, por meio da investigação (auto)biográfica, o estudo sobre a formação docente no âmbito a distância. Os aportes teóricos desse estudo estão centralizados nas aprendizagens da docência (ARRUDA, et al., 2012) e nas necessidades formarivas LNA, 2013). Minha questão de pesquisa foi "Quais necessidades formativas e aprendizagens da docência emergem em uma licenciatura a distância?" Para responder a essa pergunta, formulei como objetivos identificar e analisar aprendizagens da docência e necessidades formativas que emergem da Licenciatura em Ciências Biológicas a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utilizei como método, a investigação (auto)biográfica para contemplar os objetivos propostos. Essa pesquisa propiciou para mim uma reflexão quanto ao desenvolvimento e qualificação das licenciaturas a distância em geral. Tomando os Focos de Aprendizagem Docente como fundamento teórico, e considerando todo o diálogo estabelecido com outros autores, à medida que a análise era exposta, é possível afirmar que os licenciandos forneceram evidências - por meio de seus relatos - de que aprenderam várias (ou poucas, escolha) coisas sobre a docência. Nesse sentido, a maioria dos sujeitos da pesquisa: demonstraram interesse pela docência, se envolvendo emocionalmente com o trabalho docente; mobilizaram-se para aprender cada vez mais; refletiram ou buscaram refletir sobre suas próprias ações, analisando-as; mantiveram um diálogo com seus professores colaboradores a fim de aprenderem mais sobre a prática docente; e por fim, foi possível evidenciar o que eles pensam sobre si mesmos enquanto futuros professores. Em relação às suas necessidades formati as. os licenciandos não se preocuparam somente com o domínio de conteúdos, mas sim com uma prática pedagógica que favorecesse sua atuação como futuros professores. Considero que os mais diversos conceitos diluídos nas aprendizagens da docência e em necessidades formativas se demonstraram vívidos durante a utilização da escrita (auto)biográfica como método, proporcionando liberdade ao professor/licenciando para emancipar-se na Educação e não ser embrutecido. 


PALAVRAS-CHAVE:

Focos de aprendizagem docente; necessidades formativas; pesquisas (auto)biográficas; educação a distância.


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo à Instituição - JOSÉ ROBERTO FEITOSA SILVA - UFC
Externo à Instituição - MARIA INÊZ DE ARAUJO - UFS
Presidente - 1501013 - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
Notícia cadastrada em: 11/05/2016 11:57
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