Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS TEIXEIRA LIBERATO



Uma banca de DEFESA DE DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANTONIO CARLOS TEIXEIRA LIBERATO
DATA: 16/05/2016
HORA: 16:30
LOCAL: Multimeios I - Centro de Educação
TÍTULO:

O SABER EMPREENDEDOR DOCENTE: EXPERIÊNCIA DO PROJETO DESPERTAR - PARCERIA SEBRAE-RN / SEEC-RN


RESUMO:

O presente trabalho, intitulado “O Saber Empreendedor Docente: experiência do Projeto Despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN”, tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do empreendedorismo para o desenvolvimento profissional docente e para a educação escolar. Delimitamos os seguintes problemas: a proposta da educação empreendedora é capaz de contribuir na escola, para a inovação do processo educacional?Quais são os saberes empreendedores adquiridos pelos docentes formadores egressos do Projeto Despertar? Como eles poderão contribuir para a formação e profissionalização docente? Os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados para desvelar os objetivos do estudo norteiam-se na pesquisa qualitativa. Como instrumentos e técnicas de pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, a entrevista compreensiva e a observação. Fundamentamo-nos em autores como: Bandura (1997), Rogers (2001), Maslow (1998), Candy (1991), Ramalho, Nunes e Gaultier (2004), Alcoforado (2010), Garcia (1999), Freire (1972), Dewey (1979), Dolabela (2002), Tardif (2014), Mezirow (1990), dentre outros. Este trabalho está provisoriamente organizado em duas partes. Na primeira parte, foi desenvolvida uma análise sobre a inter-relação do empreendedorismo com educação e ensino, seguido de uma apresentação do Projeto Despertar, sua origem, concepção, fundamentação teórico-metodológica e como se desenvolveu a parceria com a Secretaria de Educação do RN, além dos resultados alcançados que caminharam para uma reflexão sobre as implicações pedagógicas dessa proposta educacional. A segunda parte do trabalho apresenta a metodologia adotada e os caminhos percorridos pela pesquisa para a identificação e validação dos dados, seguido dos resultados e considerações finais, expressas por meio de três categorias: Dimensão Pessoal, Dimensão Pedagógica e Dimensão Sociopolítica. Os resultados da pesquisa revelaram que os elementos didáticos e epistemológicos do campo do
empreendedorismo têm um poder transformador, não só por parte de quem recebe (o aluno), mas principalmente, por parte de quem ensina/transmite: o professor. Esse conjunto de elementos que envolvem aspectos de natureza cognitiva e atitudinal desencadeia no professor um processo crítico reflexivo, o qual denominamos como “Saber Empreendedor Docente”. Considerando as novas necessidades formativas da sociedade, a perspectiva é que esse conjunto de saberes possa ser acessado didática e pedagogicamente pelos profissionais da educação, bem como, incluí-los no âmbito dos programas de formação inicial e continuada, oportunizando o engajamento da escola e seus estudantes nos inúmeros desafios que o mundo enfrenta, especialmente o Brasil.


PALAVRAS-CHAVE:

Empreendedorismo. Saber Docente. Educação. Dimensões: Pessoal, Pedagógica e Sociopolítica.


PÁGINAS: 228
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ - UFPB
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Externo à Instituição - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Externo ao Programa - 2329932 - JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
Externo à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Notícia cadastrada em: 11/05/2016 10:35
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