Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO CAVALCANTI
DATA: 31/03/2016
LOCAL: Multimeios I

A expansão do ensino superior a distância do IFPB: uma análise da implantação do curso de graduação em administração pública no âmbito do programa nacional de administração pública - PNAP

Expansão da Educação Superior. Educação a Distância. Trabalho Docente. Institutos Federais.

ÁREA: Educação

A presente tese, intitulada “A Expansão do Ensino Superior a Distância no IFPB: Uma Análise da Implantação do Curso de Graduação em Administração Pública no Âmbito do Programa Nacional de Administração Pública – PNAP”, objetiva analisar a política de expansão do ensino superior na modalidade a distância no IFPB, tendo como referência a implementação do Bacharelado de Administração Pública/PNAP e suas repercussões na cultura organizacional e no trabalho docente do IFPB Campus João Pessoa, partindo do pressuposto de que as modificações ocorridas no sistema educacional brasileiro entre o final do século XX e o início do século XXI ocorreram em atendimento às políticas de cunho neoliberal, orientadas por organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial e da Unesco. As diretrizes dessas políticas para o ensino superior propiciaram a diversificação institucional e a utilização da educação a distância como estratégias de expansão. Essas novas orientações trouxeram para os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia a ampliação das suas competências e o desafio de ofertar a educação superior na modalidade a distância. A oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública no âmbito do PNAP é exemplo de ações de expansão induzida pela ação do Ministério de Educação, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A natureza desta investigação requereu sua instrumentalização por meio da pesquisa qualitativa e de estudo de caso. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada, aplicada a gestores e docentes que atuaram no projeto BAP/PNAP/UAB. O estudo concluiu que, com a adesão à oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, o IFPB cumpriu seu papel enquanto instituição da rede federal de atendimento a uma política pública, no entanto, a implementação de um curso dessa natureza sem uma estrutura adequada provocou várias mudanças na cultura organizacional da instituição. A utilização da EaD em um espaço institucional detentor de uma cultura muito forte de ensino presencial exigiu dos gestores e docentes uma nova postura profissional para se adequar às novas exigências para o trabalho com a modalidade a distância. No que se refere ao trabalho docente daqueles que atuam no PNAP, este se apresenta com aspectos de intensificação e precarização, o que pode ocasionar prejuízo para a qualidade do curso desenvolvido na modalidade de EaD, comprometendo o desempenho da instituição de modo geral.

Presidente - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN