Banca de DEFESA: GEILZA LOPES DE MOURA

DISCENTE: GEILZA LOPES DE MOURA
DATA: 28/10/2015
LOCAL: Multimeio I

CULTURA DE MOVIMENTO E RELAÇÃO COM O SABER: implicações da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos – narrativas dos alunos de uma escola municipal de Natal/RN

Educação de Jovens e Adultos. Cultura de Movimento. Relação com o saber.

ÁREA: Educação

O objeto de estudo desta pesquisa são os saberes, sobre a Educação Física (EF) que apresentam os alunos. Temos como objetivo conhecê-los e analisar suas implicações ao ensino da EF na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Definimos como campo empírico as falas de alunos da EJA da Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, localizada em Natal/RN, no bairro Guarapes, onde trabalhamos com o ensino da disciplina e nessa modalidade. Selecionamos cinco interlocutores entre os níveis I a IV do ensino fundamental, dispostos a colaborar com a pesquisa, atentando para diversificar quanto à questão de gênero e idade. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, na qual utilizamos, no percurso teórico-metodológico, as Narrativas de vida dentro da perspectiva etnossociológica e a observação participante, bem como princípios da Entrevista Compreensiva. Consideramos fundamental conhecer os saberes que trazem os alunos de maneira dialógica e interpretativa quando a intenção é auxiliar um ensino que pretende a completude destes. Nesse sentido, os saberes apreendidos pelos interlocutores em ambientes não escolares, foram o prazer como elemento intrínseco a EF, a presença do outro como essencial a “relação com o saber” e a diversidade epistemológica de conteúdos. No ambiente escolar apresentaram uma representação do que esta deve ensinar pautada nas ideias hegemônicas sobre o esporte de rendimento e a promoção de saúde por esclarecimentos e informações. Os saberes interpretados quando em diálogo com a concepção de ensino da Cultura de Movimento de cunho crítico-emancipatória, revelaram implicações às três competências comunicativas que devem ser desenvolvidas no ensino que propõe. Os saberes, portanto, divergiram do paradigma dessa concepção e revelaram lacunas a trabalhar na Educação Física escolar para os jovens e adultos do contexto pesquisado.

Externo à Instituição - JANE PAIVA - UERJ
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO