Banca de DEFESA: MARCIA TORRES NERI SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA TORRES NERI SOARES
DATA: 27/08/2015
LOCAL: MULTIMEIOS I

Currículo escolar e inclusão de estudantes com deficiência: diálogos com uma escola pública

Currículo Escolar. Estudantes com deficiência. Diálogo. Formação Continuada.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A presente pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo o currículo escolar decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional brasileiro e da organização do ensino da Escola Estadual Despertar. Embora consideremos avanços nas discussões e propostas governamentais relativas à inclusão escolar em nosso país, ainda faz-se importante desenvolver estudos e intervenções no contexto da educação básica com o foco no currículo escolar. Com base metodológica na pesquisa-ação colaborativo-crítica (JESUS, 2008; VIEIRA, 2012; JESUS; ALMEIDA; SOBRINHO, 2005); e aporte em Barbier (1985; 2004), a pesquisa foi realizada no ano de 2013 em uma escola estadual da rede de ensino de Natal – Rio Grande do Norte e teve por objetivo analisar o currículo da Escola Estadual Despertar, em particular aspectos relacionados à inclusão de estudantes com deficiência em classes comuns de ensino expressos no espaço escolar e em situações coletivas de uma formação continuada com professores e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A escola foi previamente escolhida em virtude de já ter sido lócus de pesquisa em estudo realizado por um docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e favorecer o conhecimento de suas necessidades formativas. Os sujeitos da pesquisa foram 26 professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental e uma intérprete de Libras. Como instrumentos foram utilizados a observação direta, entrevistas semiestruturadas, análise documental e uma proposta de formação continuada denominada Grupo de Colaboração em Inclusão Escolar (GCEI), constituída com os sujeitos participantes. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). A análise dos dados evidenciou oito diálogos (FREIRE, 1994; 1997) construídos com a Escola Estadual Despertar, sendo basilares as contribuições sobre estigma de Goffman (1988) e cultura escolar (FORQUIN, 1993). Como aporte teórico foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SACRISTÁN, 2000; 2007, APPLE, 2006; 2008), Inclusão Escolar (BUENO; 2008, GLAT; PLETSCH, 2011), Formação Continuada (NÓVOA, 2002) e os estudos existentes acerca das interlocuções entre Currículo e Educação Especial (MAGALHÃES, 2002; SILVA, 2008; 2010, OLIVEIRA, 2004; VIEIRA, 2012.). O estudo evidenciou a importância de alargar os diálogos, aprofundamento teórico do GCEI para a compreensão do currículo escolar e as especificidades de quaisquer estudantes, tenham ou não deficiência. Faz-se imprescindível revisitar as práticas escolares de ensino que não correspondem aos estudantes, a exemplo das enturmações realizadas nas salas de aula. Todavia, pequenas, porém significativas mudanças identificadas nas práticas de alguns professores, a exemplo da utilização da audiodescrição, de estímulos à participação dos estudantes com deficiência e uso de imagens, favoreceram ao desenvolvimento de outros estudantes ao se beneficiar de aulas mais instigantes e participativas. Com base na pesquisa realizada concluímos sobre a importância em discutir condições para/na escolarização de diferentes estudantes e o (re) pensar das práticas curriculares na escola como um todo e nisso reside um paradoxo, pois se por um lado não se trata de minimizar o conhecimento específico no trato das necessidades de estudantes com deficiência, por outro lado, tampouco interessa-nos distanciar tais necessidades daquelas inerentes à natureza humana, portanto peculiares aos demais estudantes. A problematização de nossas próprias práticas é o desafio que se impõe, não à educação especial, ou ao seu público alvo, mas essa é incontestavelmente tarefa da educação.

Externo à Instituição - ANA MARIA IORIO DIAS - UFC
Interno - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Externo à Instituição - DENISE MEYRELLES DE JESUS - UFES
Interno - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES