Banca de DEFESA: LUZIA LIVIA OLIVEIRA SARAIVA

NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE E O ATENDIMENTO A ALUNOS COM
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS UNIVERSIDADES
FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO

Ensino superior. Inclusão. Núcleo de acessibilidade. Necessidades Educacionais Especiais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

No atual contexto da política de educação inclusiva no ensino superior brasileiro, os núcleos de acessibilidade respondem pela organização de ações para o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade e eliminação de barreiras que interferem na participação e aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE), fornecendo condições para a plena inclusão desse alunado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nesse nível de ensino. Esta pesquisa teve o objetivo analisar o trabalho desenvolvido pelos núcleos de acessibilidade implementados nas universidades federais do nordeste brasileiro para atendimento aos estudantes com NEE. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram 12 universidades federais nordestinas, através dos seus coordenadores dos núcleos de acessibilidade. Os dados - obtidos através da aplicação de um questionário eletrônico no ano de 2014 - foram organizados e analisados através da estatística descritiva e análise de conteúdo, sendo a discussão dos mesmos realizada a partir de quatro tópicos temáticos: organização dos núcleos de acessibilidade para atendimento aos estudantes com NEE; tipos e quantidade de estudantes com NEE atendidos; ações desenvolvidas e sugestões para a melhoria dos núcleos de acessibilidade. Verificou-se que no âmbito das universidades pesquisadas, os núcleos de acessibilidade vêm executando ações envolvendo diversos segmentos da comunidade universitária para a melhoria das condições de permanência de pessoas com NEE no ensino superior. Porém, em algumas realidades institucionais, essas ações necessitam serem ampliadas e/ou consolidadas. Os coordenadores sugerem encaminhamentos para a melhoria da atuação desses núcleos, relativas a ampliação de recursos financeiros e humanos, formação profissional, sensibilização da comunidade acadêmica, institucionalização e formação de um rede colaborativa entre os núcleos de acessibilidade. Sendo assim, embora ainda existam desafios a serem superados, a presença dos núcleos de acessibilidade mostra-se como um avanço para a efetivação das políticas de inclusão de alunos com NEE no ensino superior, com vistas a garantia da democratização do ensino a partir do direito de todos à educação.

Externo à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR - UERN
Interno - 1545096 - DEBORA REGINA DE PAULA NUNES
Presidente - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES - UFPB