Banca de DEFESA: AMANDA THAISE EMERENCIANO PINTO

DISCENTE: AMANDA THAISE EMERENCIANO PINTO
DATA: 16/04/2015
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO

A PRESENÇA DO PROFESSOR LUIZ CORREIA SOARES DE ARAÚJO NO GRUPO ESCOLAR FREI MIGUELINHO (1912-1967)

História da Educação. Grupo Escolar. Luiz Soares

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Com objetivo de contribuir para a historiografia da educação no Brasil, em especial no Rio Grande do Norte, este trabalho analisa a presença do professor Luiz Correia Soares de Araújo no Grupo Escolar Frei Miguelinho no período compreendido entre 1912 à década de 1967. As fontes utilizadas são os documentos encontrados no acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, no Arquivo Público do Estado, Biblioteca Central Zila Mamede e Escola Estadual Padre Miguelinho, e fundamento teórico metodológico em autores como Chartier (1990), Vidal (2006) e Morais (2003; 2006). O professor Luiz Soares nasceu em Assu em 18 de janeiro de 1888, e iniciou suas atividades logo após se formar na primeira turma da Escola Normal de Natal em 1910, no qual foi orador da turma. Exerceu sua função docente no Grupo Escolar Almino Afonso em 1911, de Martins, logo após sendo transferido para sua terra natal. No bairro do Alecrim, em Natal/RN, realizou sua maior atuação, em 54 anos de múltiplas atividades no Grupo Escolar Frei Miguelinho. Desde a sua inauguração em 1913, quando foi nomeado para ser o diretor até o dia de sua morte, Luiz Soares esteve presente no mesmo estabelecimento de ensino público, empreendendo atividades educativas que proporcionassem aos moradores do bairro e aos alunos matriculados no Grupo uma melhor qualidade de vida com ênfase na educação. Lecionava a cadeira de Moral e Civismo e criou a Associação de Escoteiros do Alecrim que funcionava, também, no Grupo Escolar Frei Miguelinho. Foi presidente da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN, e presidente da Revista Pedagogium. Este estudo demonstrou a importância do professor Luiz Soares no Grupo Escolar Frei Miguelinho no tocante a sua atuação como professor e diretor.

Interno - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - IFRN
Presidente - 1149346 - MARIA ARISNETE CAMARA DE MORAIS
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA DA SILVA NUNES - UFPB