Banca de DEFESA: PATRICIA GALLO DE FRANÇA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA GALLO DE FRANÇA
DATA: 26/03/2015
LOCAL: Multimeios I/Centro de Educação

A APRENDIZAGEM TRANSMÍDIA NA SALA DE AULA: POTENCIALIDADES DE LETRAMENTO MIDIÁTICO

Aprendizagem transmídia. Letramento midiático. Prática de ensinoaprendizagem. Tecnologias e mídias.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

A tese Aprendizagem Transmídia na Sala de Aula: Potencialidades de Letramento Midiático teve como principal objetivo investigar a aprendizagem transmídia como uma abordagem pedagógica de letramento midiático junto a professores e alunos das séries finais da educação básica pública. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa a partir do uso das diretrizes investigativas da etnometodologia (GARFINKEL, 1967; COULON, 1995), pelo fato de caracterizar-se pelo estudo de atividades cotidianas dos indivíduos, com atenção ao modo como eles tomam decisões, comunicam, resolvem problemas, raciocinam, seja por ações corriqueiras seja por eruditas, por meio de tecnologias e mídias; bem como pela pesquisa-ação (THIOLLENT, 2003), no que se refere à intervenção pedagógica proposta por nós. Assim, a pesquisa é apresentada em duas etapas, a saber: 1) o uso das tecnologias e mídias no processo de ensino-aprendizagem, investigando alunos e professores; 2) a aprendizagem transmídia na sala de aula, uma intervenção pedagógica na escola-campo de pesquisa. Os dados foram analisados por unidades relacionais, considerando o tema central: uso de tecnologias e mídias. Como resultado, constatamos que: o livro didático ainda é o principal suporte utilizado pelo professor; as tecnologias e mídias digitais apenas são mencionadas pelos alunos quando estes realizam atividades de cunho acadêmico por iniciativa própria; o letramento midiático do professor interfere na abordagem de privilegiar e mediar o letramento midiático dos alunos. Assim, concluímos que a aprendizagem transmídia modificou a dinâmica de ensino-aprendizagem, propiciando maior entusiasmo e interação dos alunos com/sobre o objeto de conhecimento, estabeleceu um diálogo significativo entre professoraluno e aluno-aluno, além de ter potencialidade de letramento midiático.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo ao Programa - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo à Instituição - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO - UFAL
Presidente - 2179219 - MARIA DAS GRACAS PINTO COELHO