Banca de DEFESA: MARCOS ANTONIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS ANTONIO DA SILVA
DATA: 29/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Educação/UFRN
TÍTULO:

Uma Abordagem Crítica do Conteúdo Esporte nas Aulas de Educação Física no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física Escolar, Ensino Médio, Esporte conteúdo da
Educação Física, Intervenção.


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Pesquisas realizadas sobre o trato do esporte como conteúdo nas aulas de

educação fisica tem sido objeto de investigação por pesquisadores que questionam
a ação pedagógica do esporte, no contexto escolar. Assim, este estudo teve como
objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica na disciplina Educação
Física para o Ensino Médio com o conteúdo Esporte, elaborada, planejada e
executada com base numa abordagem crítica de ensino, bem como analisar e
refletir o impacto na aprendizagem e percepção dos alunos a cerca deste conteúdo
considerando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais, de forma que
possibilite aos indivíduos envolvidos' neste estudo uma maior criticidade na
compreensão e apreensão a respeito do fenômeno esportivo contemporâneo. As
ações desenvolvidas foram norteadas a partir de 3 blocos temáticos: Elementos
históricos, conceituais e culturais do esporte; Politicas públicas do esporte; e
Características individuais, grupais e ambientais. A metodologia deste trabalho se
fundamentou na pesquisa qualitativa, por meio do método da pesquisa-ação. O
trabalho se concretizou dentro IFRN (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Norte), na cidade Pau dos Ferros, com uma turma de 2° ano do
Ensino Médio, do curso técnico de Informática. Participaram da pesquisa 37 alunos,
oriundos de 11 cidades diferentes. Como instrumentos de coleta de dados foram
utilizados um Questionário e o Diário de Pesquisa. A partir da intervenção
pedagógica se comprovou por parte dos sujeitos da pesquisa uma evolução e
ampliação nos aspectos conceituais a cerca do esporte, saindo de uma mera prática
corporal regrada e competitiva, passando a compreendê-Io como um fenômeno
sócio-cultural, com entrelaçamentos políticos e ideológicos com interferências
históricas. Outro aspecto, é a percepção do esporte como um direito do cidadão e
como tal merece políticas públicas que o atendam satisfatoriamente. O
entendimento que o esporte se manifesta sobremaneira nos hábitos e
comportamentos das pessoas permitiu identificar sua influencia na qualidade de vida
da população das cidades de origem dos alunos. Com isso, evidencia-se a
necessidade de um trato pedagógico do conteúdo esporte por parte da Educação
Fisica Escolar mais preocupado com a formação e instrumentalização de sujeitos
críticos e reflexivos com condições de exercer com plenitude sua cidadania.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AILTON SIQUEIRA DE SOUZA FONSECA - UERN
Externo ao Programa - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externo à Instituição - HUMBERTO JEFFERSON DE MEDEIROS - UERN
Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Notícia cadastrada em: 07/08/2014 15:02
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