Banca de DEFESA: IRYS DE FÁTIMA GUEDES DO NASCIMENTO

DISCENTE: IRYS DE FÁTIMA GUEDES DO NASCIMENTO
DATA: 28/07/2014
LOCAL: MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA ALUNOS CEGOS: NARRATIVAS DO ENSINAR E APRENDER.

Ensino. Aprendizagem. Língua Espanhola. Alunos cegos.

ÁREA: Educação

Na atualidade, a Educação Inclusiva tem se tornado cerne de muitas discussões, uma vez que, em virtude dela, a educação passou a se direcionar a todas as pessoas, possuindo ou não deficiência. Por meio dela, todos têm direito a um ensino de qualidade e a possibilidade dividirem as mesmas oportunidades de aprendizagem. Esta investigação tem por objetivo compreender como se deu o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola em um contexto, no qual alunos com e sem cegueira, dividiam o mesmo espaço educacional, a partir dos depoimentos dos professores e dos seus alunos cegos, levando em consideração as práticas inclusivas. Como aporte metodológico nos utilizamos, da Análise Proposicional do Discurso – APD (PIRES, 2008). Para tanto, optou-se por entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas, para que os dados pudessem ser analisados. Os resultados mostraram que, apesar dos diferentes condicionantes, os alunos cegos, quanto ao processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola, apresentam dificuldades de ordem estrutural, pessoal e pedagógica semelhantes. Isto ficou evidente a partir dos depoimentos. Também, constatou-se um despreparo dos professores referente à utilização de recursos didáticos e estratégias de ensino que possam contemplar as especificidades de aprendizagem destes alunos.

Externo à Instituição - ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR - UERN
Externo à Instituição - CAMILO ROSA DA SILVA - UFPB