Banca de DEFESA: GIOVANA GOMES ALBINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVANA GOMES ALBINO
DATA: 28/07/2014
LOCAL: Auditório - CE/UFRN

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE DISCIPLINAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE:
UM ENTREMEAR DE SABERES

Representação Social. Disciplinas Didático-Pedagógicas. Formação Inicial
Docente. Licenciandos

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Buscamos, através do presente estudo, analisar a representação social que os licenciandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – têm de disciplinas didático-pedagógicas. Para isso, utilizamos a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009; 2012; JODELET, 2001) como aporte teórico-metodológico e tivemos, como objetivos, identificar essa representação social e compreender como ela é influenciada pela formação desses licenciandos. Assim, desenvolvemos a pesquisa no âmbito dos sete cursos presenciais de licenciatura ofertados pelo IFRN, a saber: Biologia, Espanhol, Física, Geografia, Informática, Matemática e Química, abrangendo unidades localizadas tanto na capital quanto no interior do Estado. Enquanto percurso metodológico fizemos uso do Procedimento de Classificações Múltiplas – PCM – (ROAZZI, 1995), cuja realização carece de um conjunto de vocábulos alcançado através da Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP – (ABRIC, 1998). Para essa realização contamos com um total de cento e vinte (120) participantes, sendo trinta (30) na TALP e os demais na efetivação das etapas de classificação livre e dirigida que correspondem ao PCM. Alcançados os dados empíricos, utilizamo-nos das análises de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2007) e multidimensional (ROAZZI, 1995) para o decorrer de sua interpretação. Por fim, identificamos a representação social de disciplinas didático-pedagógicas centrada na ideia de que é por meio dessas disciplinas que se pode alcançar o perfil do “bom profissional” enquanto aquele que reúne conhecimentos e atributos necessários ao pleno desenvolvimento da docência, envolvendo nisto capacidades e características que demarcam o sentido da profissionalização. Ademais, constatamos a ancoragem dessa representação social no entendimento de que as referidas disciplinas “ensinam a ser professor” e sua objetivação na imagem do “bom professor”, ou seja, aquele que alcança, através do processo formativo e das experiências vivenciadas, qualidades que o tornam singular e capacitado para o pleno proceder profissional. Percebemos ainda que a atuação do professor formador repercute na maneira como os estudantes apreendem, assumem e se envolvem no estudo das disciplinas didático-pedagógicas e que isto reflete significativamente na representação social então criada.

Externo à Instituição - ANDRE AUGUSTO DINIZ LIRA - UFCG
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interno - 1149390 - JOAO MARIA VALENCA DE ANDRADE