Banca de DEFESA: MOYSÉS DE SOUZA FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOYSÉS DE SOUZA FILHO
DATA: 30/05/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CE/PPGEd
TÍTULO:

EM BUSCA DE NOVAS TERRITORIALIDADES PEDAGOGICAS PARA A
IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO:
UMA PERSPECTIVA PÓS - CRÍTICA


PALAVRAS-CHAVES:

------


PÁGINAS: 351
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo trata da temática da Educação Física como componente curricular no
contexto do ensino médio integrado no âmbito do IFRN, Campus Natal Zona Norte. Seu
foco está no plano educacional das ações docentes no processo das vivências com a
cultura corporal a partir das experiências, desejos, necessidades e vontades dos
educandos e educandas na perspectiva da imersão no mundo da criatividade, da
pesquisa, do conhecimento e da transformação da identidade pedagógica do
componente curricular. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo elaborar uma
proposição pedagógica fundamentada na Teoria Pós-Crítica da educação que contribua
para a configuração da identidade da Educação Física nos cursos técnicos integrados de
nível médio. A pesquisa se configurou numa intervenção pedagógica fundamentada nos
pressupostos metodológicos de uma experiência empírica do tipo pesquisa-ação
aplicada no universo escolar dos cursos técnicos integrados de ensino médio do IFRN,
Campus Natal Zona Norte. Os sujeitos que participaram da pesquisa são os educandos e
educandas das turmas do 1º ano de Comércio e de Eletrônica do turno vespertino,
ingressos no ano de 2012. Os instrumentos utilizados na pesquisa se constituíram de
dois questionários e um caderno de campo. Os resultados obtidos estão dispostos em
gráficos que representam as falas dos sujeitos após o processo de intervenção e as
análises realizadas sobre o estudo/pesquisa foram feitas por meio da análise de conteúdo
da imagem foco da população investigada. Consideramos que os resultados da pesquisa
foram plausíveis à medida que, além do apoio e da participação na pesquisa, as
respostas obtidas demonstraram que o processo de intervenção pedagógica foi relevante
para os educandos e educandas dos cursos técnicos integrados de nível médio de
Comércio e Eletrônica do IFRN, Campus Natal Zona Norte. O sentido essencial dessa
tese residiu na dimensão intercultural para a Educação Física no ensino médio
integrado, como um trabalho fundamentado nas narrativas dos educandos(as) e pela
concepção pós-crítica do currículo que rejeita as explicações óbvias e instituídas como
verdades prontas no objetivo de regular e controlar os sujeitos da educação. A opção
feita por esse trabalho de tese foi a de romper com o estabelecido ao propor um diálogo,
com os educandos(as), que viabilizasse ações pedagógicas em busca de novos territórios
pedagógicos para a Educação Física no ensino médio integrado do IFRN - Campus
Natal Zona Norte. Territórios que ocupam espaço na cultura escolar, numa dinâmica
dialógica com os educandos(as), que se posiciona política e pedagogicamente a favor da
diversidade cultural do movimento, que aborda o conceito de movimento na
proximidade das ações corporais cotidianas e que propõe novas possibilidades e
recriações para as práticas da cultura corporal. A perspectiva pós-critica abre
possibilidades para novas linguagens fortalecendo as narrativas dos que sempre ouviram
e calaram suas vozes e, desse modo, confirmamos a tese que, o presente estudo e a
pesquisa sustentados pela teoria pós-crítica do currículo possibilitou uma nova
configuração para a identidade pedagógica da Educação Física na condição de
componente curricular dos cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN no
Campus Natal Zona Norte.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2627140 - BRENO GUILHERME DE ARAUJO TINOCO CABRAL
Interno - 243.248.414-20 - DANTE HENRIQUE MOURA - IFRN
Externo à Instituição - EVANDRO CARLOS MOREIRA - UFMT
Externo à Instituição - HUMBERTO JEFFERSON DE MEDEIROS - UERN
Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externo à Instituição - SURAYA CRISTINA DARIDO - UNESP
Notícia cadastrada em: 27/05/2014 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao